A OAB Paraná, por iniciativa da Comissão de Assuntos Culturais, promove a partir desta quinta-feira (1/8) a Campanha Biblioteca Solidária – SOS Rio Grande do Sul. O objetivo da iniciativa é arrecadar livros de literatura (infantil, juvenil e adulto), que serão destinados à população do Rio Grande do Sul. As doações serão recebidas até 19 de agosto no hall da sede da seccional (Rua Coronel Brasilino Moura, 253, Ahú).
Assolado por chuvas persistentes nos primeiros dias de maio de 2024, o Rio Grande do Sul ainda enfrenta as consequências das enchentes devastadoras. “Milhões de pessoas ainda se encontram afetadas por consequências das inundações, 469 municípios daquele Estado (praticamente 90% deles), além de milhares seguirem desalojadas, muitas em situação de abrigo”, destaca a presidente da Comissão de Assuntos Culturais, Oksana Meister.
“O espírito do pacto republicano que subjaz à nação brasileira, e é expresso na Constituição Federal, tem se confirmado por meio da intensa solidariedade, que teve amostra eloquente na arrecadação promovida pela OAB-PR: mais de 7 mil litros de água (5 mil galões); doações de alimentos não perecíveis (centenas de cestas básicas), material de limpeza e higiene, fraldas geriátricas e para bebês, roupas, cobertores e calçados, seguiram desde Curitiba e as muitas Subseções”, relembra Maria Angela de Novaes Marques, membro da Comissão Cultural e idealizadora da Campanha.
Transcorridos três meses e realizados mutirões de limpeza, reparos e refazimento de edificações, a OAB Paraná lança a nova campanha, visando contribuir para recompor acervos de bibliotecas danificados ou inteiramente destruídos pelas enchentes. “O objetivo é atenuar os reflexos da crise climática por que passa a população do Rio Grande do Sul, colaborando na restauração cultural que lhe servirá de suporte emocional”, pontua Oksana.
A Campanha tem como base o mapeamento do Departamento de Livro, Leitura e Literatura da SEDAC/RS (Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul), por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP), que concentra a coordenação das ações para soerguimento das inúmeras bibliotecas atingidas. Infelizmente um imenso acervo, incluindo obras raras, foi inutilizado pela inundação dos diversos espaços destinados à guarda, preservação, acesso à literatura e leitura de livros.
Além de destinar a arrecadação ao Departamento centralizador, a Campanha encaminhará livros (infantis e juvenis) à Biblioteca Pública João Palma da Silva (biblioteca comunitária da Prefeitura Municipal de Canoas, localizada na Praça CEU, que teve inutilizados todos os seus 2.300 livros).
A OAB Paraná convida a todos para apoiar e participar da Campanha Biblioteca Solidária – SOS Rio Grande do Sul, tal qual a CAA-PR; Secretaria da Cultura do Estado do Paraná; Blog Babel Cultural e RF Sul Transportes, que levará a carga até a população gaúcha.