O Tribunal de Ética e Disciplina da OAB Paraná percorreu seis universidades de Curitiba e do interior no mês de junho, levando o projeto TED Conecta. O projeto tem o objetivo de aproximar o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB com os Cursos de Direito, visando orientar a comunidade jurídica sobre questões relacionadas à ética profissional.
As faculdades já visitadas foram o Centro Universitário Unibrasil (4/6), a PUCPR (5/6), a FAE Centro Universitário (6/6), a Universidade Federal do Paraná (24/6), a UniCuritiba (12/6) e a Unioeste , de Francisco Beltrão (25/6). As próximas palestras agendadas serão realizadas no Centro Universitário Mater Dei, de Pato Branco (29/7); na Unipar, em Francisco Beltrão (1º/8) e na Unidep, de Pato Branco (5/8).
As palestras foram proferidas por membros do Tribunal de Ética e Disciplina com larga experiência no tema. Nas universidades de Curitiba, o projeto foi apresentado pelos advogados Clóvis Pinheiro de Souza Jr., João Eurico Koerner, Natália Bittencourt Gasparin, Osni de Jesus Taborda Ribas e Thielen Bus. Na Unioeste, a apresentação foi realizada pelos advogados Eduardo Munaretto, Eduardo Ernesto Obrzut Neto, Liliane Gruhn e Clóvis Pinheiro de Souza Jr.
“A receptividade dos alunos dos cursos do Direito quanto aos assuntos práticos relacionados à ética profissional tem sido muito grande e a comissão não tem poupado esforços para levar o projeto também para cursos de Direito de todo o estado do Paraná. A sequência do TED Conecta será o desenvolvimento, junto com os acadêmicos, de sessões de julgamento simuladas, para que conheçam o desenvolvimento de todo o procedimento administrativo e as principais infrações ético-disciplinares apuradas”, destaca a presidente da Comissão para Estudos de Ética Profissional do TED da OAB-PR, Liliane Gruhn.
Organização e competência do Tribunal de Ética e Disciplina, o processo ético-disciplinar, a atuação do defensor dativo, o TED em números e os aspectos relevantes da relação entre cliente e advogado foram os temas abordados nas palestras. Nas universidades e faculdades, o trabalho contou com o apoio de professores: Stela Schwerz (UniCuritiba), Pasqualino Lamorte (PUCPR), Alexia Broto (Unibrasil), Eroulths Cortiano Júnior (UFPR), Douglas Pospiesz de Oliveira (FAE), Liliane Gruhn, Keli Cardoso e Elmer da Silva Marques (Unioeste).
Retorno positivo
Os alunos avaliaram positivamente a iniciativa. “Foram tópicos muito pertinentes para a informação e formação acadêmica”, disse a estudante Heloise Ferneda, que cursa o 1º ano do curso de Direito da Unioeste.
“Os palestrantes nos forneceram dados e gráficos importantes que auxiliam na visualização das questões que estavam sendo abordadas. Achei os tópicos extremamente relevantes, especialmente porque muitas vezes, nós, acadêmicos, não temos uma noção de como funciona a estrutura da OAB e como ela lida com as questões que nos foram apresentadas durante a palestra, e isso é muito importante para a vida profissional, principalmente na área de atuação, para que possamos saber as regras da entidade”, avaliou Sarah Roque, acadêmica do 3º ano do curso de Direito da mesma universidade.
“Os palestrantes conseguiram abordar os dilemas éticos com exemplos reais que eles presenciaram em seus anos de carreira. Os tópicos abordados na palestra foram essenciais para a minha formação ético-profissional”, afirmou Maria Fernanda, acadêmica do 2º ano.
O estudante Anderson de Lima, do 4º ano contou que a palestra teve um grande impacto na sua compreensão sobre a importância da ética profissional na advocacia. “Fiquei mais consciente das responsabilidades e do compromisso ético que os advogados devem ter para garantir a justiça e a integridade no exercício da profissão”, revelou.