A Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB Paraná promoveu na manhã da quarta-feira (26/6) um diálogo sobre acessibilidade e inclusão na comunicação com pessoas com deficiência (PcD). O evento reuniu membros das Comissões e colaboradores da seccional.
A mesa diretiva foi composta pelo presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Walney Coleto Subtil; pela vice-presidente da comissão, Adriana Denise Bezerra; pela relatora Alessandra Barancelli, e pelos advogados Luiz César Alencar Ribeiro e Valéria Mendes Siqueira, responsável pelo Centro de Inclusão de Pessoas com Deficiência da OAB Paraná.
O objetivo da iniciativa foi sensibilizar os integrantes do sistema OAB quanto à importância das ferramentas inclusivas para a PcD e a responsabilidade de cada indivíduo na transmissão de informações e quebra de preconceitos sobre o tema. Uma das atividades propostas foi a exibição do curta-metragem “Os olhos do pianista”, do diretor Frederico Pinto, em versões com diferentes graus de acessibilidade.
“A interação e a troca de experiências são fundamentais para que possamos crescer como sociedade”, frisou o presidente da Comissão, Walney Coleto Subtil.
Os membros da comissão compartilharam suas experiências pessoais com a deficiência visual, auditiva e motora, e destacaram em suas falas a importância de medidas que garantam acessibilidade e efetivamente viabilizem a integração da PcD na sociedade.
Eles destacaram medidas como a descrição de imagens para derrubar as barreiras para a acessibilidade digital, descrições e legendas que facilitem a assimilação de conteúdos em vídeo, tradução em libras, além da adaptação de estruturas físicas que viabilizem a autonomia.
“Somados à acessibilidade estão o respeito e a autonomia. Quanto mais autonomia temos a partir da acessibilidade, mais incluídos e respeitados nos sentimos”, pontuou a advogada Adriana Bezerra.