A advogada criminalista e escritora francesa Hannelore Cayre é uma das convidadas para o II Festival da Palavra de Curitiba, evento literário promovido pela Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba. Sua palestra será na próxima terça-feira (18/6), às 18h, no teatro do Memorial de Curitiba, com entrada gratuita.
Hannelore Cayre é autora, entre outros livros, da obra A Patroa (La Daronne), um dos grandes sucessos editoriais na França, que inclusive já foi adaptado para o cinema. O romance recebeu o Prix du Polar Européen e o Grand Prix de Littérature Policière. Ela autografará o livro logo após a palestra.
A romancista é advogada na Corte de Apelação de Paris e cria os seus romances a partir do seu cotidiano no Palácio de Justiça. “A Patroa” conta a história de Patience Portefeux, tradutora de árabe para a justiça francesa, que percebe que sua posição a deixa sempre um passo à frente da polícia e dos criminosos. Traduzindo conversas de traficantes grampeados em escutas telefônicas, ela descobre o paradeiro de uma grande carga de drogas e acaba entrando no submundo do crime.
O II Festival da Palavra de Curitiba será aberto no próximo domingo (16/6), às 19h, com uma palestra da escritora Conceição Evaristo. Já na segunda-feira (17/6), outro nome de destaque é o escritor, diplomata e membro da Academia Brasileira de Letras, João Almino, autor de oito romances e também de textos sobre história e filosofia política que são referência para os estudiosos do autoritarismo e democracia.
Ao longo da semana, o evento contará com a presença de grandes nomes da literatura nacional e internacional, como Luiza Romão, Sérgio Vaz, Maria Adelaide Amaral, Daniel Munduruku, Maria Valéria Rezende, Denise Stoklos, Nelson Maca, além dos internacionais: o irlandês Eibhear Walshe, o português Afonso Cruz e a argentina Liliana Heker.