69 novos advogados ingressaram nos quadros da OAB Paraná na manhã desta quinta-feira (02/05), em sessão solene conduzida pela presidente da seccional, Marilena Winter. O evento reuniu profissionais de Curitiba e das cidades de São José dos Pinhais, Araucária, Jacarezinho, Colombo, Prudentópolis, Paranaguá e União da Vitória.
“Consideramos este um momento muito importante, em que os nossos bacharéis ingressam na advocacia e passam a fazer parte de uma comunidade”, disse a presidente da seccional ao saudar os novos colegas. Marilena dividiu a mesa com a coordenadora das Comissões da OAB Paraná, Rafaela Küster, e os conselheiros estaduais Sabrina Becue, Maria Amélia Vianna e Leandro Pereira.
“Ser advogado é uma honra acima de tudo, porque recebemos a confiança de alguém para encaminharmos ao Estado a solução de justiça. É verdade que no Brasil temos 1,3 milhão de advogados, no Paraná somos mais de 87 mil inscritos, mas digo e reitero que há sempre espaço para advogados ótimos. E isso começa agora”, destacou Marilena Winter.
A saudação aos novos advogados ficou a cargo da conselheira Sabrina Becue. “Antecipo que nem todos os dias da profissão serão leves, de uma alegria infantil, mas acredito que, como eu, vocês foram chamados para exercer uma vocação, a advocacia. Se esta for a vocação de vocês, tenho certeza que, com paciência e nosso apoio, saberão traçar os caminhos que levam à felicidade”, disse.
Novos advogados
A advogada Roberta Inês da Silva Mauro fez a leitura do juramento da advocacia e os advogados Pedro Ingrisani Branco e Thais Gabriele dos Santos Francisco a saudação em nome dos colegas. “Admito que não tenho a experiência prática como advogado, portanto tomo como base o nosso juramento. Não vejo forma melhor de homenagear a advocacia, que convidando os colegas a refletirem diariamente sobre o que juramos. Não só para honrar a advocacia no sentido de não quebrar o juramento, mas porque talvez a melhor forma de honra e demonstração de amor é conhecer”, destacou Pedro.
“Sabemos que o curso de direito é difícil, enfrentamos muitas peculiaridades e como bem pontuou a presidente Marilena, advocacia é um ato de coragem Gostaria de agradecer a minha família, que me encorajou a chegar aqui. Obrigada a todos por este momento tão ilustre e belo”, agradeceu Thais Gabriele dos Santos Francisco.
A advogada Agatha Rauen, de 29 anos, contou que escolheu a advocacia ainda na infância. “Meu pai trabalha com isso, então queria seguir os passos dele. É uma conquista não só para mim, mas para a minha família toda. Estou muito feliz”, disse.
Maruan Youssef Bakri, de 23 anos, veio de União da Vitória para a sessão de compromisso coletivo, acompanhado do tio, o também advogado Fauzi Bakri. “Sempre quis trabalhar em algo relacionado com a política e achei que o direito auxiliaria nesta área da administração pública. Fiz estágio em direito administrativo e eleitoral e pretendo seguir nessa área”, disse.