Colégio de Presidentes avalia positivamente projeto Valorização da Advocacia

O Colégio de Presidentes de Subseções da OAB Paraná, que começou na tarde desta quinta-feira (4/4), em Francisco Beltrão, teve como um dos temas de pauta o projeto Valorização da Advocacia. Realizado nas subseções, o projeto é coordenado pela presidente Marilena Winter, pelo vice-presidente Fernando Deneka e pela advogada Érica Peteno Kovalechen.

Os resultados positivos da iniciativa foram destacados pelos coordenadores e também pelas presidentes das subseções de Iporã, Guaíra e Marechal Cândido Rondon, as três últimas onde o projeto foi realizado. Érica Kovalechen relatou o sucesso das palestras realizadas nas três subseções, sempre com auditório lotado. A coordenadora anunciou que a próxima etapa contemplará as subseções de Toledo, Cascavel e Foz do Iguaçu.

“Temos tido um retorno bem positivo da advocacia”, disse a presidente Marilena Winter. “Esse é um projeto diferenciado pela sua temática, voltada à advocacia local. Foi pensado de forma regionalizada, com ideia de identificar novos nichos de mercado de acordo om as tendências de cada local”, explicou.

O secretário-geral, Henrique Gaede, aproveitou a ocasião para expor sobre o trabalho do Comitê de Estudos e Diagnóstico da Competitividade. Ele destacou que os empecilhos que travam a atração de investimentos para o estado prejudicam a advocacia, na medida em que resulta em menos oportunidades de trabalho. Para Gaede, o resultado desse estudo poderá ajudar na identificação de novos nichos para a advocacia.

Fernando Deneka afirmou que o Valorização da Advocacia é um projeto em construção. “Está sendo aprimorado a cada etapa. E essa última rodada foi muito boa, com grande participação da advocacia, justamente porque é moldado para as necessidades e interesses locais. Que as subseções possam fazer dele algo constante, dando continuidade a esse trabalho”, declarou.

Oportunidade

As presidentes das subseções que receberam recentemente o projeto, em fevereiro, enalteceram a iniciativa e agradeceram a oportunidade de levar o projeto para suas cidades.

“O Valorização foi um evento que uniu a advocacia e um presente para nós, dirigentes, que conseguimos com palestras interessantes trazer o advogado para a subseção”, disse a presidente da OAB Guaíra, Lisiane Campos.

“Assim que soube do projeto, já solicitei à coordenadora Érika para que levasse para a nossa subseção. Nossa casa ficou lotada com palestras de excelente qualidade. Só tenho a parabenizar a seccional pela ideia do projeto e por nos ter confiado essa oportunidade”, agradeceu a presidente da OAB Iporã, Fernanda Rufato.

A presidente da subseção de Marechal Cândido Rondon, Nair Nair Scripchenco Galle, explicou que para definir os temas, fez uma enquete junto aos advogados.

Agradecimentos

No encerramento dos trabalhos da tarde, a presidente da seccional agradeceu a participação e o apoio na IV Conferência Nacional da Mulher Advogada, realizada em Curitiba. “Quero agradecer a todos os presidentes que se empenharam, que estiveram conosco, formaram grupos e enviaram representantes das subseções”, disse Marilena, que também manifestou agradecimento à Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR). Ela destacou ainda a repercussão da peça de teatro apresentada na abertura pelo grupo da CAA-PR, em homenagem a advogadas marcantes na história.

“Foi algo inédito, ousado e maravilhoso. Mudou a história da conferência. Parabéns pela coragem!”, afirmou o secretário-geral da seccional, Henrique Gaede, sintetizando os resultados e o impacto do evento.

Marilena também agradeceu o apoio de toda a diretoria no posicionamento sobre as denúncias de corrupção pelo presidente da Assembleia Legistativa do Paraná. “Nossa seccional uma vez mais não deixou de se manifestar nesse episódio triste que tivemos na Alep”, afirmou sobre o pedido de renúncia, que foi aprovado por maioria no Conselho Seccional.

A presidente da seccional agradeceu ainda pelo apoio de todos no posicionamento contra a unificação do PJE. Ela destacou que as respostas da advocacia à enquete sobre o tema respaldaram os argumentos apresentados contribuíram para a vitória da advocacia em relação ao tema.