A OAB Paraná emite um novo alerta à advocacia e à sociedade em relação aos chamados golpes do falso advogado. O número de denúncias de abordagens a cidadãos que têm processos tramitando na Justiça, com a alegação de que é necessário fazer um depósito para que o valor supostamente ganho na ação seja liberado, cresceu significativamente nas últimas semanas.
À exemplo das campanhas anteriores, a OAB orienta que as partes entrem em contato diretamente com o seu advogado antes de realizar qualquer pagamento ou depósito.
A OAB também recomenda que a advocacia mantenha atualizado o cadastro na seccional, assim, caso o cliente precise entrar em contato com seu advogado ou sua advogada para confirmar informações, ele conseguirá se comunicar com facilidade.
Outra medida que a OAB Paraná orienta a tomar é avisar os clientes sobre a possibilidade desse tipo de abordagem, esclarecendo que nenhum pagamento deve ser realizado por boleto ou pix sem a confirmação da procedência com a equipe do escritório. É importante reforçar os números de contato e, se possível, as pessoas que devem confirmar esse tipo de informação.
A OAB Paraná disponibiliza um canal para denúncias no site da seccional para profissionais que sejam vítimas de golpes com a utilização indevida de seu nome ou com a abordagem a seus clientes para atos de má fé. Apenas nos meses de fevereiro e março (até o dia 18/3) a OAB recebeu 40 denúncias