Os membros de comissões da OAB Paraná que participam do projeto OAB nas Escolas receberam um novo treinamento nesta terça-feira (30/1). O conteúdo esteve relacionado ao eixo 2 do projeto, direcionado ao público infantojuvenil.
O OAB nas Escolas é um projeto antigo da seccional, mas foi ampliado para atender um público maior e envolver mais comissões. O lançamento deste novo modelo ocorreu no último dia 24, quando foi realizada a formação voltada à atuação junto aos profissionais da educação (eixo 1). Relembre aqui.
A apresentação geral foi feita pela vice-presidente da Comissão da Advocacia Iniciante, Katiely Lemes Ribeiro. Ela explicou que quatro comissões vão trabalhar no eixo 2: Advocacia Iniciante, das Mulheres Advogadas, do Pacto Global e dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
Também orientaram o treinamento a coordenadora do projeto, Rafaela Kuster, a presidente da Comissão da Criança e do Adolescente, Bruna Saraiva, o presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Walney Coleto Subtil, a presidente da Comissão do Pacto Global, Luciane Maria Trippia, e a secretária-geral adjunta da Comissão das Mulheres Advogadas, Nahomi Helena de Santana.
“Vamos levar às crianças e adolescentes histórias de superação, mostrar o que é ser advogado, falar sobre os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). A ideia é abordar esses assuntos de forma bem leve e lúdica”, adiantou Katiely. Os voluntários conheceram o material ilustrado que vão utilizar com as crianças nas escolas.
No próximo dia 2/2, será realizado o treinamento para o eixo 3, quando o trabalho será realizado com os pais, responsáveis e membros da comunidade. Assim como no eixo 1, o conteúdo está relacionado à prevenção de todas as formas de violência contra crianças e adolescentes.
O projeto
O projeto consiste em visitas a escolas do município de Curitiba, por meio de grupo de advogados designados pela coordenação das comissões, para transmitir aos alunos, profissionais da educação e pais, responsáveis e demais interessados das comunidades envolvidas informações sobre direitos e cidadania a partir do conhecimento dos advogados que integram as comissões da OAB. O objetivo é contribuir para a construção de uma rede de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes.
As comissões que deverão participar dos três eixos desse novo modelo são: Advocacia Iniciante, Advocacia Pública, Verdade da Escravidão Negra, Mulheres Advogadas, Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Defesa dos Direitos Humanos, Direito à Cidade, Direito Previdenciário, Direito Sistêmico, Política sobre Drogas, Direitos da Pessoa com Deficiência e do Pacto Global.