A OAB Paraná concluiu na última semana as atividades do Projeto OAB nas Escolas voltadas a alunos do EJA (Educação para Jovens e Adultos) em 2023, com o objetivo de disseminar informações e esclarecimentos sobre direitos previdenciários. Este é um dos braços de atuação da iniciativa da seccional, que a partir do ano que vem envolverá outras Comissões na disseminação da cidadania, envolvendo também o ensino infantil.
De março a novembro foram realizadas palestras em 31 escolas da rede pública, com a participação de 1.650 alunos das comunidades. “Esses alunos levam informações para suas famílias, vizinhos, amigos e a informação é disseminada entre a comunidade”, frisa a a advogada Renata Paiva, coordenadora do projeto. Os encontros abordaram temas como aposentadoria, auxílio maternidade, auxílio por incapacidade, pensão por morte e auxílio reclusão.
De acordo com o presidente da comissão da seccional, Adriano Celso de Souza, a iniciativa contou com a colaboração de mais de 90 voluntários. “Este projeto é motivo de orgulho para a nossa comissão, pois contribuímos com a sociedade e valorizamos a advocacia por meio dele, demonstrando a importância de ser assistido por um bom profissional”, sublinha.
“Tentamos sintetizar o Direito Previdenciário em breves palestras, com linguagem acessível, e explicar a essa parte da sociedade mais carente a importância de contribuir, e que podem aposentar-se ou receber algum benefício previdenciário se cumpridos os requisitos”, esclarece Celso de Souza.
Informação
De acordo com Renata Paiva, somente no ano de 2023, mais de 3 mil pessoas ouviram falar dos benefícios e auxílios previdenciários. “E isso se deve ao comprometimento dos voluntários da Comissão de Direito Previdenciário que não poderia deixar de citar. Sem vocês, sem nós, não existe esse trabalho tão bonito com a comunidade carente de informações e hipossuficiente no amplo sentido da palavra, seguimos por mais em 2024”, frisa.
“O Projeto OAB nas Escolas é fundamental para a instrução dos alunos e comunidade no que diz respeito a direitos e deveres previdenciários. Desde 2015 as gestões das Comissões de Direito Previdenciário vêm aprimorando e cuidando com muito carinho desse lindo projeto social, que hoje tenho a honra e o privilégio de coordenar, juntamente com a Dra. Luciane Nascimento e nosso Presidente Adriano Souza”, destaca a coordenadora do projeto.
“As escolas chamam as pessoas da comunidade para ir e participar também, então hoje o projeto tem dimensões ainda maiores do que as sonhadas no seu início, pois está disponível para toda a comunidade local, ao derredor da escola”, conclui Renata.