Fernando Deneka participa de Encontro de Vice-Presidentes e de Coordenadores de Interiorização da Advocacia

1º Encontro dos Coordenadores e Coordenadoras da Interiorização da Advocacia

O vice-presidente da OAB Paraná, Fernando Deneka, representou a advocacia paranaenses em dois importantes eventos realizados na última terça-feira (28/11), durante a programação da 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira.

O primeiro deles reuniu vice-presidentes do Conselho Federal e das Seccionais da OAB em um diálogo conduzido pelo advogado Rafael Horn. Os dirigentes discutiram estratégias frente aos resultados nacionais do 1º Estudo Demográfico da Advocacia Brasileira, depois da apresentação dos números da pesquisa. “É muito importante esse encontro, justamente para que possamos refletir e criar ferramentas para a melhoria da advocacia em nosso país”, ressaltou Horn.

Segundo Deneka, os números da pesquisa irão nortear as ações da OAB com o intuito de proporcionar melhorias para o nosso exercício profissional. “Com base no perfil da advocacia, encontramos informações sobre quem esta trabalhando em home office, quem está em escritório, sobre a questão da renda. São dados importantes para definirmos as nossas políticas de atuação”, disse. “No Paraná já tínhamos alguns números como estes, levantados a partir de pesquisas conduzidas pela seccional, e acabamos confirmando vários deles. Muitos dados vêm ao encontro do trabalho que já realizamos”, frisou Deneka.

Interiorização

Já o 1º Encontro dos Coordenadores e Coordenadoras da Interiorização da Advocacia reuniu representantes da Diretoria do CFOAB e da Coordenação Nacional de Interiorização da Advocacia. Os dirigentes presentes debateram sobre o Balanço das Ações do Plano Nacional de Interiorização da Advocacia, correspondente aos anos 2022 e 2023.

O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, destacou que a instituição está criando pontes de integração e de ligação, para que o interior e o centro sejam verdadeiramente um só. “Todos os advogados são iguais e todos tem os mesmos direitos, seja nas capitais, seja no interior. Dessa forma, estamos melhorando a infraestrutura em vários locais, comprando mais computadores, construindo mais sedes, revitalizando salas e fazendo seminários e eventos, mesmo que seja em regiões distantes”.

O advogado João de Deus Quirino Filho, coordenador nacional de Interiorização da Advocacia, destacou que em quase dois anos de gestão foram realizadas 200 inaugurações de salas novas, entregues mais de 1,3 mil novas estações de trabalho, novos computadores e muitos outros benefícios para melhorar o trabalho de todos.

Na oportunidade, João de Deus exibiu um vídeo com a participação de várias colegas das subseções da OAB de todas as regiões do Brasil, mostrando mais benfeitorias que foram entregues para usufruto de todos, além de cursos realizados e muito mais.

Fernando Deneka enalteceu o projeto de interiorização. “Houve uma troca de experiência entre os estados muito produtiva”, avaliou. “O projeto do CFOAB busca aprimorar as estruturas da OAB. No Paraná elaboramos um projeto em relação às salas de audiência virtual e buscaremos sua implantação”, adiantou.


Com informações do Conselho Federal da OAB