24ª Conferência Nacional da Advocacia tem início com manifestações em defesa da democracia e homenagens

Foi aberta na manhã desta segunda-feira (27/11), em Belo Horizonte, a 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira. Sob a condução do presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, a sessão solene foi marcada por manifestações em defesa da democracia, homenagens aos patronos do evento, a entrega da Medalha Rui Barbosa e apresentações do Instituto Adotar, sob regência do Maestro J. Villar. O evento reuniu mais de 10 mil pessoas, entre autoridades dos três Poderes e representantes da advocacia de todo o país.

“Os advogados são indispensáveis à administração da justiça. Jamais abriremos mão das prerrogativas, tão importantes quanto à independência judicial que a OAB tanto defende”, disse Beto Simonetti. Dirigindo-se ao ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente do Conselho Federal da OAB destacou que a instituição reconhece que a Corte tem compreendido e atendido a maioria dos pleitos apresentados pela advocacia. Ele pontuou ainda que Barroso “conhece as agruras de quem advoga para seus representados”.

A sessão foi marcada também por homenagens ao patrono nacional do evento, Alberto Simonetti Cabral Filho, pai do presidente Beto Simonetti; e ao patrono local, Jair Leonardo Lopes, avô do presidente da seccional mineira. Na oportunidade também foi outorgada a Medalha Rui Barbosa ao membro honorário vitalício da OAB e constituinte, Bernardo Cabral.

Medalha Rui Barbosa

A entrega da honraria máxima da advocacia brasileira a Bernardo Cabral foi feita pela secretária-geral do CFOAB, Sayury Otoni. “Ambos – Bernardo Cabral e Rui Barbosa – lutaram pela democracia. Esse encontro, portanto, estava escrito”, disse a secretária-geral. “Tentaram calar sua voz, mas isso não arrefeceu sua luta pela democracia. Foi relator-geral da Assembleia Constituinte, sempre dominando a arte do diálogo respeitoso”, prosseguiu.

“Cabral mudou para sempre a história da advocacia, tendo defendido o artigo 133 da CF, que destaca a indispensabilidade da advocacia para a administração da Justiça. Para a OAB, eternizar seu legado é também resgatar a história e também criar um futuro pautado por perseverança, justiça social, união da classe e respeito às nossas prerrogativas”, destacou Sayury.

O ex-presidente da OAB agradeceu a homenagem. “Devo confessar que daqui a três meses completo 93 anos. E ano que vem, 70 anos de advocacia. Acabo de receber a maioria honraria que poderia. E da minha classe!”, disse. Cabral também relembrou da cessação de seu mandato como deputado federal pelo governo militar e outros momentos de sua carreira.

A abertura solene contou com as presenças do presidente nacional da OAB, Beto Simonetti; do vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Rafael Horn, e demais diretores do CFOAB; dos ministros Luís Roberto Barroso (STF), Dias Toffoli (STF), Delaíde Alves Miranda Arantes (TST), Edilene Lôbo (TSE), Humberto Martins (STJ), Sebastião Reis Junior (STJ) e Luis Felipe Salomão (STJ); do presidente da OAB Minas Gerais, Sérgio Leonardo; do conselheiro federal Felipe Sarmento; dos membros honorários vitalícios da OAB, Ophir Cavalcante, Marcos Vinicius Furtado, Claudio Lamachia e Bernardo Cabral, ex-presidente da OAB; os advogados Medalha Ruy Barbosa Cléa Carpi e Nabor Bilhões; o vice-governador do Estado de Minas Gerais, Professor Mateus Simões; o governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha; o coordenador nacional da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados, Eduardo Uchôa Athayde; o presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sydney Sanches; bastonários da advocacia de Angola, Moçambique, Portugal, Cuba, México, dentre outras autoridades.

Conferência Nacional

A programação do evento prevê 50 painéis, 25 eventos especiais e duas conferências magnas. Mais de 400 palestrantes, entre eles vários advogados e advogadas paranaenses de renome no cenário jurídico nacional, irão debater temas de interesse da profissão e da sociedade.

“Estamos aqui para prestigiar esse evento, e também para participar dos debates e de alguns painéis,
juntamente com a diretoria da OAB Paraná e vários advogados do nosso estado. Desejo a todos um excelente evento”, frisou a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter. Ela integrará o painel sobre  Honorários Advocatícios, ao lado da presidente da Comissão de Direito Processual Civil da Seccional, Rogéria Dotti, na terça-feira (28/11). 

Além da participação nos painéis, a delegação paranaense tem um ponto de encontro na área de exposições: o estande OAB Sul, compartilhado entre as três seccionais do Sul.