A Escola Superior da Advocacia (ESA), da OAB Paraná, está inovando sua plataforma de cursos, com a adoção de uma alternativa mais avançada, desenvolvida por uma equipe técnica que presta serviços à ESA Nacional. A escola da seccional paranaense foi a primeira a testar a nova tecnologia, cujo lançamento oficial vai ocorrer na 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, que ocorre de 27 a 29 de novembro, em Belo Horizonte.
O processo de desenvolvimento da plataforma teve início em junho de 2022 e foi concluído em 15 de novembro do mesmo ano. Desde então, uma série de testes, reuniões e treinamentos vêm sendo realizados.
No decorrer do último ano, a equipe identificou a necessidade de realizar ajustes e atualizações. Ao longo de 2023, os colaboradores conduziram mais de 320 chamados técnicos para tratar de diferentes aspectos da plataforma. A equipe da ESA Paraná sugeriu diversas melhorias, como a criação de relatórios analíticos de inscrições e vendas e controles de vagas por turmas, aprimoramentos na navegação para tornar a plataforma amigável, melhorias nos métodos de pagamento, nos registros de clientes e na experiência de navegação.
Em novembro de 2023, a maioria das atualizações foi concluída e agora a plataforma está pronta para ser disponibilizada às demais seccionais, conforme o objetivo da ESA Nacional de oferecer a plataforma a todas as escolas superiores da advocacia do Brasil que necessitem de uma opção moderna e inteligente.
Em função da participação durante todo o processo de desenvolvimento da plataforma, a equipe da ESA Paraná estará presente no lançamento para demonstrar o funcionamento da plataforma e suas qualidades.
“O futuro da qualificação profissional passa pelas ferramentas tecnológicas. O ensino a distância é capaz de reduzir custos e de amplificar a acessibilidade de todos à formação continuada. Prover tecnologia de ponta é mais uma forma de encurtar distâncias e de realizar a nossa missão institucional de promover integração e facilitar o acesso dos advogados e advogadas de todo o Brasil aos conteúdos de qualidade”, diz o diretor-geral da ESA Nacional, Ronnie Preuss Duarte.
“A OAB Paraná é pioneira na utilização da nossa plataforma, tendo sido fundamental ao eficiente desenvolvimento do sistema que será disponibilizado aos estados. A ESA Nacional, portanto, tem impagável dívida de gratidão junto à presidente Marilena Winter, à coordenadora-geral da ESA Paraná, Marília Xavier, e ao nosso diretor de tecnologia, o advogado paranaense Márcio Dumas”, conclui Duarte.
“A ESA Paraná sempre foi considerada um modelo em termos de excelência e de inovação. Em nossa gestão, demos continuidade a esses valores e abraçamos esse grande desafio tecnológico. O trabalho da nossa equipe foi hercúleo e temos certeza que valerá a pena. A nova plataforma será fundamental para que seja possível continuar levando os melhores cursos e eventos para toda a advocacia paranaense”, diz coordenadora-geral da ESA.