Marilena Winter preside cerimônia de compromisso coletivo em Curitiba

A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, conduziu a cerimônia de compromisso coletivo de novos advogados nesta quinta-feira (9/11), habilitando 56 bacharéis em Direito ao exercício da advocacia. A solenidade contou com a presença do secretário-geral Henrique Gaede, da diretora da Jovem Advocacia, Fernanda Valerio, e do vice-presidente da subseção da Lapa, Flávio Ribas Cassou.

Os desembargadores do Tribunal de Justiça Andrei de Oliveira Rech e Marcel Rotoli de Macedo, que estavam na plateia acompanhando o juramento, foram convidados a compor a mesa dos trabalhos.

Marilena Winter saudou os novos advogados explicando sobre o programa 6º Ano, criado na atual gestão e voltado aos profissionais em início de carreira. “Assumimos o compromisso de oferecer condições para que a advocacia paranaense se apresente como uma advocacia de excelência. Por isso criamos esse programa exclusivo e pioneiro”, disse a presidente.

Os compromissandos receberam uma caixa contendo materiais e informações sobre diversos benefícios exclusivos aos iniciantes, para auxiliá-los no primeiro ano do exercício da profissão. “Este programa é um símbolo do valor que damos à jovem advocacia”, afirmou Marilena.

O juramento foi lido pela advogada Ane Caroline Cordeiro Cruz. Foram designados como oradores, representando os colegas, os advogados Gabriela Barbosa Mastrantonio e José Semmer Neto. Gabriela expressou sua gratidão aos professores e também à Ordem dos Advogados pela acolhida. José Semmer destacou a possibilidade que os novos profissionais têm de lutar pela dignidade das pessoas (leia abaixo).

Oportunidades

Na saudação aos novos advogados, o secretário-geral Henrique Gaede orientou no sentido de que busquem sempre se aprimorar. “Estudem sempre. É tarefa para a vida toda. O Direito não é apenas judicialização. Existe uma série de outras questões que estão sendo postas – sustentabilidade, compliance, proteção de dados. Existem inúmeras novas oportunidade para que nós, advogados, atuemos em várias áreas, assessorando aqueles que necessitam”, apontou.

De acordo com Gaede, as oportunidades existem. “Busquem identificá-las, mas especialmente aproveitá-las”, aconselhou, lembrando que em alguns segmentos faltam profissionais especializados. “O conhecimento, a capacidade de ouvir e o bom uso da palavra são ferramentas primordiais na advocacia”, concluiu.

Confira alguns depoimentos dos novos advogados inscritos nos quadros da OAB Paraná:

“Gostaria de expressar minha sincera gratidão à Ordem dos Advogados, que nos acolheu neste nobre campo profissional e deu oportunidade de nos unirmos a uma comunidade de profissionais comprometidos com a ética, à justiça e à defesa dos direitos fundamentais.” Gabriela Barbosa Mastrantonio

“Daqui para frente, sob o manto da confiança, passaremos a representar o direito das pessoas, que nos reservarão a oportunidade de combater o autoritarismo, a intolerância, as mais variadas formas de preconceito e todas as demais ações que possam ofender a dignidade da pessoa humana.” José Semmer Neto

“Tenho a expectativa de trabalhar bastante na advocacia, acho importante passar por essa etapa, ainda que possa futuramente prestar concurso público. Achei muito interessante o projeto do 6º Ano, é uma mão na roda para quem está começando agora. Vai ajudar muito na nossa caminhada”. Maria Clara Lima Quincozes

“Essa cerimônia é um momento importante, muito aguardado durante os cinco anos da faculdade. No final é até difícil dar conta, mas depois que tudo passa o que a gente mais quer é festejar com nossos familiares. Daqui para frente quero continuar estudando cada vez mais, adquirir experiência e buscar novos desafios.” Yuri Chochel Gabriel