Cinquenta e cinco novos advogados e advogadas passaram a integrar os quadros da seção paranaense da OAB, em cerimônia de compromisso coletivo, realizada nesta terça-feira (7/11), em Curitiba. A solenidade foi conduzida pela presidente da OAB Paraná, Marilena Winter. A conselheira estadual e diretora da Jovem Advocacia, Fernanda Valerio, secretariou os trabalhos e a advogada Rogéria Dotti fez a saudação aos novos profissionais da advocacia.
O juramento foi lido por Tabata Maria Baniski Nadolny e acompanhado pelos demais compromissandos. Na sequência foram entregues individualmente os termos de compromisso.
Ao se dirigir aos novos advogados, a presidente Marilena Winter apresentou o projeto 6º Ano, voltado à advocacia iniciante. “Cientes dos desafios enfrentados pelos novos advogados, nós planejamos com muito carinho e conseguimos construir esse projeto que tenho orgulho de apresentar. Essa caixa embala uma série de benefícios que vão ajudá-los, e inclusive têm um valor econômico”, disse Marilena referindo-se ao material com informações sobre os benefícios, entregue em todas as solenidades de juramento. Linha de crédito, um ano de assinatura do Jusbrasil e assessoria contábil gratuita são alguns dos serviços oferecidos.
Na saudação, a advogada Rogéria Dotti, presidente da Comissão de Processo Civil da OAB Paraná, convidou os novos advogados para o curso “Advocacia perante os tribunais”, que está sendo lançado pela Escola Superior de Advocacia. O curso será realizado de 20 a 23 de novembro, e forma presencial e on-line.
Rogéria Dotti passou orientações, como sempre agir dentro da legalidade e da ética, agir com lealdade com os colegas e lembrar que não há hierarquia entre advogados, juízes e membros do Ministério Público, mas atuar nesta relação com respeito e cordialidade. Inspirada em Clarice Lispector, disse que “o advogado tem muito do compreender a angústia, a dor, o sofrimento de alguém que precisa da tutela de um direito ameaçado”.
Expectativas
Os novos advogados que participaram da cerimônia falaram de suas expectativas sobre o futuro na profissão. A advogada Tamara Corbani de Morais e o advogado Jurandir Pires do Prado se apresentaram como oradores, e falaram em nome dos colegas. A advogada Caroline de Souza e o advogado Matheus Gonçalves Vidal, após a cerimônia, também deram seus depoimentos. Confira:
“Nem todos que fazem o curso de Direito almejam advogar, mas nós aqui presentes decidimos pela advocacia. Não foi fácil chegar até aqui, mas hoje podemos dizer que sim, todos os esforços valeram a pena. Para minhas colegas advogadas, quero dizer que a advocacia é profissão para mulheres fortes e batalhadoras, que têm um modo especial e uma capacidade única de fazer acontecer.”
Tamara Dolk Ferreira Corbani de Morais
“Esse momento significa que, após concluir o curso de Direito e passar no Exame de Ordem, estamos diante da maior recompensa, que é poder exercer a advocacia. Se a coragem nos fez chegar aqui, se a advocacia não é profissão para covardes, como diz a clássica citação de Sobral Pinto, estamos diante de nós mesmos, pessoas corajosas, destemidas e determinadas, aptas a representar a OAB.”
Jurandir Pires do Prado
“Espero que nós, jovens advogados, possamos cumprir com o nosso dever e exercer a advocacia da melhor forma possível. Quero atuar numa área ainda muito peculiar, que é a área de tecnologia e de inteligência artificial, possibilitando que empresas de inovação possam crescer em conformidade com as leis.”
Caroline de Souza
“Foi muito interessante conhecer o plano apresentado para os advogados iniciantes, com muitos benefícios [Projeto 6º Ano]. É uma excelente proposta, só tenho a elogiar. Vejo que é uma parceria com instituição que vai durar a vida inteira. Pretendo sair daqui já advogando, tenho boas expectativas, sei das dificuldades, mas sei também que o final é glorioso.”
Matheus Gonçalves Vidal