Questões e Inquietações na prática da advocacia: ética, STF e representação dos advogados no CNJ

O painel Advocacia e Sistema OAB, que é uma tradição na Conferência, contou com a presença da presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, do presidente da seccional na gestão 2010-2012, José Lúcio Glomb, do presidente da gestão 2019-2021, Cássio Telles, e da presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), Adriana D’Avila, para abordar temas que passam pelo dia a dia da advocacia. Cada um compartilhou questões e inquietações pessoais constantes em seus exercícios da atividade jurídica, como a interferência do Supremo Tribunal Federal (STF) em demandas trabalhistas que caberiam aos tribunais da matéria, a participação da OAB no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para levantar e solucionar demandas dos advogados e questões éticas na atualidade.

Confira algumas assuntos levantados pelos participantes:

“Espero que nós advogados nos levantemos na defesa da segurança jurídica. Não há justificativa legal para o que está acontecendo no STF em relação à Justiça do Trabalho. Não temos segurança alguma com as decisões. Nem o Congresso acabou com a Justiça do Trabalho, não podemos permitir que o tribunal Superior o faça”
José Lucio Glomb


“Temos dois conselheiros no CNJ que são indicados pela nossa OAB. Tenho a convicção de que não podemos jamais abandonar a existência dessa procuradoria, pois com ela hoje nós monitoramos tudo que é protocolado por advogados e detectamos quais as demandas da nossa classe”.
Cássio Telles

“Estamos vivendo hoje a tentativa de colocar tudo em plenário virtual pois o juiz acha que cabe a ele escolher. Mas não é. Essa é uma cruzada que todos nós advogados temos que enfrentar com muita veemência”.
Cássio Telles


“Temos algumas dificuldades recorrentes no Tribunal de ética. É muito difícil julgar casos em que às vezes o cliente não entende o que o advogado falou. Aplicar a Justiça como essa é muito difícil.”

Adriana D’ávila


“Hoje precisamos avaliar a sociedade como um todo. A ética é para a advocacia como o meio ambiente é para o planeta terra, como o oxigênio é para a sustentabilidade”.

Adriana D’ávila

“Esse painel reforça a necessidade do fortalecimento da advocacia. Estamos em tempo de transição para um mundo tecnológico. Não há como prever como será, mas temos que nos adaptar. Vimos aqui um olhar com o sentido de assegurar que estamos sendo vigilantes na ética e princípios da advocacia”.
Marilena Winter