Presidentes de Comissões das Mulheres Advogadas se reúnem em Curitiba

O Colégio de Presidentes de Comissões das Mulheres Advogadas da OAB Paraná foi aberto na tarde desta quinta-feira (28/9), em Curitiba, pela presidente da seccional, Marilena Winter. O encontro acontece na véspera da Conferência Estadual da Mulher Advogada, que será realizada nesta sexta-feira (29/9).

Em sua saudação, feita de forma remota, a partir de Brasília, a presidente da seccional disse que o encontro de mulheres advogadas já se tornou uma tradição e este ano servirá como preparatório para a Conferência Nacional das Mulheres Advogadas, a ser realizada em Curitiba, no próximo ano. Além disso, o evento desta semana servirá para debater os temas locais, voltados à valorização das advogadas paranaenses.

Potência

“A nossa comissão está de parabéns pela organização do evento, pelo empenho da presidente Emma Palu Bueno e sua diretoria, todas mulheres imbuídas do espírito de trabalhar realmente em prol dos avanços dos direitos das mulheres. Vocês, presidentes de subseções e das CMAs, exercem esse papel de forma muito colaborativa conosco, nos ajudando a chegar em todas as advogadas de nosso estado”, disse Marilena.

A presidente da OAB Paraná falou do papel relevante exercido pela advocacia feminina, não apenas para a Ordem, mas para a sociedade. “Quanto maior o desafio, mais potentes nos tornamos. Com resiliência, trabalho e diálogo, vamos construindo esse caminho para todas aquelas que nos observam. Nós somos profissionais, já conquistamos condições de emancipação, mas estamos sendo olhadas pela sociedade. Vocês podem dar esse testemunho do quanto as advogadas são convocadas a participar de iniciativas que visam desenvolver políticas públicas, dialogar com os poderes executivo e legislativo, e ocupar espaços em pautas importantes para a sociedade”, afirmou a presidente.

Trocas

Emma Palu Bueno, presidente da Comissão da Mulher Advogada, explicou que o objetivo do colégio é acolher as representantes das comissões das subseções, para que conheçam a OAB e se sintam em casa, e também para que se conheçam e comecem a compartilhar os projetos que têm desenvolvido em suas cidades. “A intenção é que se inspirem nos debates que acontecem aqui para voltar para as suas subseções com novas ideias para colocar em prática”, disse Emma.

Para a presidente da Comissão da Mulher Advogada de Londrina, Márcia Mileski Martins, esses encontros são importantes para se conectar com outras comissões e saber o que estão realizando. “A gente acaba vendo que todas temos as mesmas dificuldades e a mesma vontade de realizar”, destacou. Para Márcia Mileski, a expectativa para a conferência de amanhã é debater sobre os principais desafios das mulheres advogadas, entre eles, as prerrogativas e a violência contra a mulher.

Presidente da Comissão da Mulher Advogada de Cianorte, Lilian Zardetto destacou a interação entre as colegas como principal resultado do colégio. “Para nós, presidentes de comissões do interior, o colégio está sendo fantástico pela troca de experiências. Esses encontros nos ajudam a ter uma visão do que é uma CMA e o quanto temos para oferecer para a sociedade”, ressaltou a presidente da comissão de Cianorte. Para Lilian, a expectativa é grande também em relação à conferência estadual, quando poderão ser colocadas em pauta as dificuldades da advocacia feminina. Na sua opinião, conciliar profissão, vida pessoal e maternidade continua sendo um dos principais desafios para as mulheres.