Aberta em Curitiba a 8ª Conferência da Advocacia Paranaense

A defesa da liberdade e da democracia deram o tom na abertura da 8ª Conferência da Advocacia Paranaense na noite desta quarta-feira (25), em Curitiba. Com participação de centenas de pessoas no auditório UP Experience, da Universidade Positivo, além de representantes da advocacia a mesa de abertura contou com a presença do ministro do STF, Luiz Edson Fachin; do presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Luiz Fernado Tomasi Keppen, do procurador-geral do Estado do Paraná, Luciano Borges, representando o governador do estado, Carlos Massa Ratinho Júnior; o vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn, dentre outras autoridades. Resgatando o espírito participativo da 7ª Conferência Nacional da Advocacia, realizada em Curitiba em 1978, o maior encontro jurídico do estado reúne grandes nomes do Direito até a sexta-feira (27).

O vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Rafael Horn, abriu oficialmente o evento, passando logo a palavra à presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, que declarou aberta a conferência. Depois da execução do hino nacional com apresentação solo da soprano Ornella de Lucca, Eduardo Rocha Virmond foi homenageado por sua condução na conferência nacional de 1978, realizada no Paraná. Em vídeo, Virmond exaltou o valor da liberdade. O tema também foi abordado no discurso proferido pela presidente Marilena Winter (confira aqui).

Inovação

Em seguida, os responsáveis pela coordenação geral e científica da 8ª Conferência, Luiz Fernando Casagrande Pereira e Marion Bach, contaram aos presentes o quanto o evento resgata o espírito de 1978, com a construção coletiva de teses, especialmente nos 50 encontros prévios e nas 7 etapas preparatórias realizadas em sete subseções nos meses de agosto e setembro. “Começamos assim os debates que serão concluídos aqui com a voz da advocacia paranaense”, afirmou Pereira. “Este é um multievento com painéis, inclusive das comissões, debates e as quartas de finais do Moot, a competição de processo civil promovida pela OAB Paraná que envolve mais de 500 pessoas entre competidores, coaches e julgadores”, apresentou Marion Bach.

As sete conferências preparatórias mencionadas foram realizadas em Francisco Beltrão, Cascavel, Maringá, Londrina, Guarapuava, São José dos Pinhais e Ponta Grossa. Nessas etapas, questões relevantes para a advocacia de hoje foram amplamente debatidas por toda a classe. A outra inovação, o Moot, promoveu o envolvimento de acadêmicos de Direito de todo o estado. Organizados em times, eles puderam participar da competição simulada que os estimulou a praticar o preparo de memoriais e a sustentação oral.

Reconhecimento

A sessão inaugural da 8ª Conferência da Advocacia Paranaense também contemplou a outorga da medalha Vieira Netto à advogada paranaense Lúcia Maria Beloni Corrêa Dias (leia mais neste link). A medalha é maior honraria concedida pela OAB às personalidades que se destacam no exercício da advocacia, na defesa das liberdades e da democracia.

Presenças

Também compuseram a cerimônia de abertura da conferência o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia; o presidente do Tribunal de Contas do Paraná, Fernando Guimarães; o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, Arion Mazurkevic; o secretário de Justiça do Paraná, Santin Roveda; a secretária especial da mulher, Leandre Dal Ponte; a presidente da OAB Santa Catarina, Cláudia Prudêncio; os membros honorários vitalícios do Conselho Pleno da OAB Cássio Telles, José Lucio Glomb e Roberto Busato; o conselheiro federal, presidente do Conselho de Colégios e Ordens de Advogado do Mercosul (COADEM) e ouvidor-geral nacional da OAB, José Augusto de Noronha; os conselheiros federais Ana Cláudia Pirajá Bandeira, Artur Piancastelli, Graciela Marins, Rodrigo Sánchez Rios e Silvana Niemczewski; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR), Fabiano Augusto Piazza Baracat; os conselheiros seccionais André Nunes da Silva e Rafaela Küster; a presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB, Adriana D´Avila Oliveira; e o presidente do Instituto dos Advogados do Brasil, Guilherme Brenner Lucchesi.