Programa da CAI “Eu já passei por isso” reúne advogados para falar sobre prerrogativas

O tema das prerrogativas profissionais da advocacia foi abordado no encontro “Eu já passei por isso”, promovido pela Comissão da Advocacia Iniciante na última segunda-feira (31/7). Falaram sobre suas experiências a diretora de Prerrogativas da OAB Paraná, Marion Bach, o ex-presidente da seccional, Cássio Telles, o presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas, Ygor Nasser Salmen e a conselheira estadual Thaíse Mattar Assad.

“A ideia desse programa é compartilhar experiências com advogados que já enfrentaram situações em determinadas questões, como as prerrogativas”, explicou a vice-presidente da Comissão da Advocacia Iniciante, Katyele Lemes Ribeiro. O debate foi mediado por Matteus Beresa de Paula Macedo.

“A Ordem tem várias funções e missões, mas nenhuma se compara em importância quanto a defesa das prerrogativas profissionais”, disse o Cássio Telles. O ex-presidente discorreu sobre sua trajetória como vice-presidente da OAB, presidente da Câmara de Direitos e Prerrogativas, e vice-presidente e presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas. Atualmente é procurador nacional adjunto de Prerrogativas do Conselho Federal.

“Nessa trajetória, uma das coisas que pude vivenciar foi a luta pelos honorários advocatícios dignos. O aviltamento dos honorários era algo que sempre nos incomodava. O sistema OAB atuou e tivemos a oportunidade de participar da elaboração do Código de Processo Civil. O artigo 85 foi uma grande conquista, estabelecendo o respeito aos nossos honorários”, destacou.

A diretora de Prerrogativas, Marion Bach, enfatizou que a OAB consegue unir muitas vozes em torno de uma causa coletiva. “As prerrogativas são uma causa coletiva, na medida que diz respeito à classe. Se um advogado tem uma prerrogativa violada, isso é grave para todos nós”, afirmou.

A íntegra do debate está disponível no Youtube da OAB Paraná.