O vice-presidente da OAB Paraná, Fernando Deneka, participou nesta quarta-feira (28/6), no Palácio Iguaçu, de uma reunião convocada pelo governo do estado para discutir ações visando combater e prevenir a violência nas escolas. O encontro, que reuniu representantes das Secretarias de Estado da Educação e da Segurança Pública, do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública, foi motivado pelo ataque a uma escola em Cambé e que resultou na morte de dois adolescentes.
Todas as forças policiais, segundo Deneka, estiveram presentes – Polícias Civil e Militar, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, entre outros órgãos de segurança. A OAB Paraná foi a única entidade não governamental convidada a participar da reunião.
“Manifestamos a preocupação com a violência no ambiente escolar. Fizemos uma cobrança ao Estado para que tome medidas efetivas a fim de evitar que outras situações como essa aconteçam e colocamos a OAB Paraná à disposição, como, por exemplo, por meio de suas comissões, para que a advocacia participe desse processo junto às escolas”, relatou Deneka.
O governo fez uma apresentação das medidas que estão sendo adotadas, como o treinamento de policiais, professores e servidores, ações educativas junto à comunidade e investigação ostensiva para identificar previamente situações de risco. Deneka, por sua vez, falou sobre o programa OAB nas Escolas, por meio do qual a advocacia poderá contribuir com ações de conscientização.