Representantes da OAB Paraná se reúnem com presidente do TJ-PR para solicitar melhorias na comarca de São João

Representantes da OAB Paraná se reuniram com o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Luiz Fernando Tomasi Keppen, nesta terça-feira (20), para solicitar a elevação de entrância da comarca de São João. Da seccional, estiveram presentes a secretária-geral adjunta, Roberta Santiago, o conselheiro seccional e coordenador do Observatório do Judiciário, Emerson Fukushima, e a presidente da subseção de Pato Branco, Tânia Mara Martini.

Também participaram da reunião o juiz de direito da comarca, Leonardo Márcio Lauerano, o prefeito de São João, Clóvis Mateus Cuccolotto, e o vice-prefeito da cidade, Valdir Valdir Wiesenhutter, acompanhados do assessor municipal, Luiz Amazonas, e o assessor legislativo Rodrigo Tesser, representando o deputado estadual Gugu Bueno. Estiveram presentes ainda representantes do setor produtivo da cidade, como Paulo Babinski e Daniel Mazutti, da Coasul, e Eleutério Benin e Aurimar, do Sicredi.

“É nossa missão como dirigentes de Ordem acompanhar os pleitos que buscam melhorar a prestação jurisdicional dentro do mínimo esperado e neste caso temos dados que apontam que a estrutura da vara da Comarca de São João está incompatível com a demanda processual. É fundamental tanto para os advogados da subseção como para a sociedade civil que este pleito seja alcançado”, afirmou a presidente da OAB Pato Branco, que abrange a comarca de São João.

“Seria muito interessante conseguir atender esse pleito, pois há diversos desafios na região, além da alta demanda, como servidores afastados por questões de saúde ou licença. Tudo isso impacta a prestação jurisdicional. Portanto a OAB apoia a reivindicação”, observou Fukushima.

Sobrecarga

Atualmente, o juiz responsável da pela vara tem mais de 5 mil processos para conduzir. “Comparando a outras comarcas da região, o volume de processos é mais elevado. Com esse índice que temos fica difícil cumprir as metas do Conselho Nacional de Justiça e entregar qualidade, efetividade e celeridade”, afirmou Lauerano. “Por isso apresentamos o pedido de elevação de entrância, para viabilizar um juiz substituto para a comarca”, acrescentou.

O presidente do TJ-PR afirmou que o pedido será considerado com a devida atenção. “Estejam certos de que temos a maior boa vontade”, afirmou Keppen. “Estamos realizando o plano de equalização da força de trabalho. Saibam que estamos atentos a essas questões e estamos trabalhando adaptar as estruturas à demanda”, concluiu.