Mais 144 novos advogados ingressaram nos quadros da OAB Paraná nesta quarta-feira (19/4). A cerimônia de compromisso coletivo foi realizada no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Paraná – Fiep e foi conduzida pelo vice-presidente da seccional, Fernando Deneka.
A diretora da Jovem Advocacia, Fernanda Valerio, secretariou os trabalhos. A saudação foi feita pela conselheira estadual Liliane Busato. O secretário-geral, Henrique Gaede, também participou da cerimônia.
Ao abrir a solenidade, Deneka destacou a simbologia do evento, que representa um marco na carreira profissional. Ao se dirigir aos compromissandos, o vice-presidente enfatizou que não se trata apenas de uma solenidade protocolar e enalteceu o Exame de Ordem. “Muitas vezes, no mesmo dia, vivemos o glamour e o peso da responsabilidade da nossa profissão. Isso é ser advogado. Mas fiquem tranquilos, porque estão preparados. Foram aprovados no Exame de Ordem. Por isso, se em algum momento ouvir alguém criticar o Exame de Ordem, por favor, o defendam. O Brasil é o país com o maior número de faculdades de direito, muitas nunca conseguiram uma aprovação no Exame. Esse filtro é necessário”, sustentou Deneka.
Concorrência
Fernanda Valerio apresentou todos os benefícios oferecidos pela OAB Paraná e pela CAAPR no programa 6.º Ano, voltado à advocacia iniciante. A diretora destacou a importância do estudo. “Temos um número exacerbado de colegas no território nacional, temos uma grande concorrência. Precisamos ter diferenciais. Sabendo as dificuldades que a advocacia encontra no seu limite de atuação, nós idealizamos esse programa”, explicou.
A conselheira estadual Liliane Busato disse o que representa a cerimônia de compromisso para os advogados. Disse também da sua honra em saudar os novos colegas. ” Essa é a cerimônia mais importante porque a partir de hoje se tornam efetivamente advogados, adquirem a capacidade postulatória e poderão representar o interesse de terceiros em juízo. É um marco nas carreiras profissionais que está tendo início nesta data. E, para mim, é uma honra estar aqui saudando os novos advogados em nome da presidente Marilena Winter, a primeira mulher presidente nos 90 anos de história da OAB Paraná.”
Igualdade
A compromissanda Estela Nardoni leu o juramento. A advogada Laís Cristina Santos da Silva discursou em nome das advogadas e dedicou sua manifestação pela defesa da igualdade de gênero. “Sinto orgulho de estar onde chegamos. Devemos manter a resiliência e força de vontade para exercer a nossa profissão com maestria. Apesar de muitos desafios vencidos, a mulher advogada continua reafirmando o seu lugar. Vamos continuar lutando por igualdade e por justiça, durante todos os dias de nossa jornada”, afirmou.
O advogado Paulo Cipriano Coen também subiu ao palco para se manifestar em nome dos compromissandos. “É uma emoção estar aqui. Quando se entra na profissão percebe-se qual é a nossa relevância para toda a sociedade. Estamos num caminho sem volta, mas por uma opção positiva e venturosa. Esse compromisso com a justiça vai durar para sempre”, declarou.
Paixão
Entre os novos advogados, Alexandre Viana Machado, 43 anos, deixou a carreira de servidor público da Polícia Militar do Paraná depois de 15 anos para se dedicar à advocacia. “Era um sonho. O direito é um divisor de águas”, comparou. Alexandre, que tem graduação em Gestão Pública e é pós-graduado em Direito Militar, Análise Criminal e Segurança Pública, pretende atuar na advocacia criminal . “Tenho uma paixão por essa área”, disse Alexandre.