O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná realizou nesta quinta-feira (9/3) a cerimônia de reabertura da Biblioteca da Escola Judiciária Eleitoral, que passa a se chamar “Doutor Victor Alberto Azi Bomfim Marins”, em homenagem ao professor e advogado paranaense.
A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, diretores da seccional, conselheiros e advogados prestigiaram a cerimônia, que contou com a presença do presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura; e do juiz membro da Corte e diretor-executivo da EJE-PR, Thiago Paiva dos Santos.
A proposta da nova denominação foi aprovada pela Corte do TRE-PR por unanimidade. Victor Marins, falecido em 2017, é pai da conselheira federal da OAB, Graciela Marins, e do advogado Victor Alexandre Marins, que estiveram presentes à cerimônia.
“Eternizar o nome de Victor Marins em uma biblioteca é homenageá-lo por aquilo que foi substantivo em sua vida: a permanente dedicação ao estudo e ao trabalho. Sorver o conhecimento dos livros em consultas e leituras era parte importante de sua rotina. Daí decorriam sua competência, seu conhecimento e sua atuação ética”, disse a presidente da OAB Paraná.
Marilena destacou as parcerias entre OAB e TRE, como a campanha de combate às fake news e pela maior participação feminina na política. “Mostrando mais uma vez seu compromisso com as melhores práticas, este tribunal reabre as portas de sua biblioteca, importante fonte de estudo e pesquisa para os profissionais do direito e especialmente para a advocacia”, enfatizou.
Estiveram presentes o secretário-geral da OAB Paraná, Henrique Gaede, a secretária-geral adjunta Roberta Santiago, a diretora da Jovem Advocacia, Fernanda Valerio, a diretora de Prerrogativas, Marion Bach, o ex-presidente da seccional, José Lucio Glomb, o ex-presidente da seccional e atual ouvidor-geral nacional da OAB, José Augusto Araújo de Noronha, o conselheiro federal Rodrigo Rios, a conselheira federal Silvana Niemczweski e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Fabiano Baracat.
O homenageado
Victor Marins dedicou 48 anos de sua vida ao exercício ininterrupto da atividade jurídica. Foi professor, pesquisador, magistrado e advogado. Produziu diversas obras e artigos jurídicos, foi professor de Direito Civil na Universidade Estadual de Ponta Grossa de meados dos anos 70 até 1981. Também lecionou Direito Comercial e Processual Civil na Escola da Magistratura do Paraná. De 1985 a 2001, foi professor titular de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito de Curitiba.
O homenageado foi um dos fundadores da Academia Paranaense de Letras Jurídicas, do Instituto Brasileiro de Direito Processual e do Conselho da Redação da “Revista de Processo”, da Editora RT. Dirigiu o Departamento Jurídico da Associação dos Magistrados do Paraná.
Fotos: Bebel Ritzmann