Projeto “Valorização da Advocacia” chega a Cornélio Procópio

A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, conduziu na tarde desta quarta-feira (1º/3), na OAB Cornélio Procópio, a abertura da programação do projeto “Valorização da Advocacia”. A ação inédita, que envolveu também as subseções, de forma colaborativa, foi criada para auxiliar advogados e advogadas, tanto iniciantes quanto experientes, a avaliar suas carreiras, considerando as potencialidades de cada região do estado para desbravar novas frentes de atuação. O projeto foi lançado oficialmente ontem, na subseção de Londrina.

Em Cornélio Procópio, a mesa de abertura foi composta também pelo presidente da subseção, Márcio Aurélio do Carmo;  pelo vice-presidente da seccional, Fernando Deneka, pelo secretário-geral, Henrique Gaede; e pela vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR), Kelly Cristina de Souza. A secretária-geral adjunta da OAB Paraná, Roberta Santiago, a diretora de Prerrogativas, Marion Bach, e a coordenadora adjunta das Comissões, Erica Kovalechen, também participaram da abertura.

Diagnóstico

De acordo com a presidente da OAB Paraná, o projeto, que está sob a coordenação de Fernando Deneka e Érica Kovalechen, foi pensado a partir da observação de que as dificuldades não estão restritas à advocacia iniciante. “Quem está há mais tempo na profissão enfrenta desafios com a concorrência maior nas tradicionais do Direito, a necessidade de acompanhar as mudanças tecnológicas, a crise econômica e outros fatores conjunturais. Por isso, nesta jornada vamos apoiar a classe em todo o estado, levando a valorização da advocacia a partir do diagnóstico econômico de cada região”, diz Marilena Winter.

A presidente ressaltou que a ideia do projeto é trazer questões práticas do dia a dia da advocacia. “Tenho certeza de que terão oportunidades de diálogos muito interessantes”, garantiu aos presentes. Ao refletir sobre a questão, a diretoria da OAB Paraná enxergou uma possibilidade de ajudar a resolver a equação que coloca, de um lado, a dificuldade da advocacia, e, de outro, a falta de profissionais especializados em certas áreas do Direito. Exemplos disso são a demanda pelo Direito Aduaneiro, no Litoral, e pelo Direito de Moda, no Noroeste, onde se concentra o polo têxtil do Paraná.

“Existem muitos advogados, existem muitas faculdades de Direito, mas ainda existem espaços a serem explorados. Queremos proporcionar aos colegas uma visão desse todo, para que possam buscar novas oportunidades e eventualmente mudar os rumos de suas carreiras”, destacou.

Debates

Em cinco sessões que mesclam informação e interação, os advogados participantes tiveram a oportunidade de saber mais sobre gestão de carreira e desafios e ainda puderam trocar experiências sobre áreas pouco exploradas que ainda estão por ser ocupadas pelos profissionais da advocacia.  Falaram sobre esses temas os advogados Luiz Gustavo Marinoni, Rhodrigo Deda, Carla Sotille, André Passos, Christhyanne Bortolotto, Gemerson Júnior da Silva e Pedro Eduardo Spitzner.

A diretora de Prerrogativas, Marion Bach, conduziu o painel sobre prerrogativas ao lado do vice-presidente Fernando Deneka e do advogado Luis Enrique Servilha. Os participantes também conheceram o sistema de fiscalização do exercício profissional da OAB, apresentado pelo coordenador de Fiscalização, André Portugal Cezar, e o Observatório do Judiciário, coordenado pelo conselheiro estadual Emerson Fukushima.

Amanhã (2/3), o programa de valorização será apresentado à advocacia na OAB Santo Antônio da Platina.