Atendendo pleito da OAB Loanda, o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9) e a Prefeitura Municipal firmaram termo de cooperação para a retomada das atividades da Vara Itinerante do Trabalho em Loanda. A unidade terá jurisdição sobre 12 municípios do extremo Noroeste do estado.
“Com o retorno das atividades da Vara Itinerante do Trabalho em Loanda os advogados, as partes (empregados e empregadores) e as testemunhas, deixarão de se deslocar em média 100 km até a cidade de Paranavaí, garantindo com isso o direito fundamental ao acesso à Justiça”, destaca o presidente da subseção de Loanda, Roni Zangari.
O pleito da advocacia loandense foi levado pessoalmente por representantes da OAB Paraná à presidente do TRT9, desembargadora Ana Carolina Zaina (foto). A reunião, realizada em outubro de 2022, contou com as presenças da secretária-geral adjunta da OAB Paraná, Roberta Santiago, do presidente da subseção de Loanda, Roni Zangari, e do presidente da Câmara de Vereadores do município, Pedro Diego Teodoro de Oliveira (relembre aqui).
“Com a resolução CSJT 296/2021 foi aventada a possibilidade de extinção definitiva desta vara itinerante. Iniciamos um trabalho junto à Prefeitura Municipal de Loanda para viabilizar estrutura ao Tribunal do Trabalho retornar as atividades. Em contrapartida, buscamos junto ao Tribunal a liberação para retorno, quando através da Dra. Roberta, conseguimos uma reunião com a desembargadora Ana Carolina Zaina”, esclareceu Zangari.
Estão sob jurisdição da Vara Itinerante da Justiça do Trabalho em Loanda vinculada à Vara de Paranavaí os município de Loanda, Diamante do Norte, Itaúna do Sul, Marilena, Nova Londrina, Planaltina do Paraná, Porto Rico, Querência do Norte, Santa Cruz de Monte Castelo, Santa Isabel do Ivaí, Santa Mônica e São Pedro do Paraná.