Diretores apresentam o conceito da VIII Conferência da Advocacia Paranaense

No 3º Colégio de Presidentes de Subseções da OAB Paraná, realizado em Guaíra nesta sexta-feira (2/12), os diretores da OAB Paraná apresentaram as linhas gerais da VIII Conferência da Advocacia Paranaense, a ser realizada em setembro de 2023. “Teremos um formato inédito que vai resgatar o espírito da conferência estadual para que a advocacia debata e discuta. Vamos além das palestras para resgatar o espírito que deu origem às conferências, ouvindo a advocacia”, destacou a presidente Marilena Winter, que nomeou a diretora de prerrogativas Marion Bach como coordenadora científica do evento e o tesoureiro Luiz Fernando Pereira como coordenador executivo.

“Inovação é, como bem colocou a presidente Marilena Winter, a palavra-chave do evento. O assessor da presidência, Ricardo Navarro, me passou recentemente os autos físicos da conferência de 1978 e fica muito claro que ela ocorreu de uma maneira que permitisse o debate das questões. Cada tese tinha um relator, como Tercio Sampaio Ferraz, René Ariel Dotti e outros grandes nomes. As teses eram postas em deliberação para extração das posições da advocacia. Vamos recuperar esse conceito e fazer o maior evento jurídico do estado. Além disso, a conferência não será realizada apenas em Curitiba. Os debates vão ocorrer em sete regiões do estado e, com base nos relatórios regionais vamos construindo a visão dos advogados. Portanto, Curitiba não será sede da conferência; será sede da final da conferência”, explicou Pereira.

Capilaridade

Além dos debates e deliberações, que são eixo central da conferência, o evento contará com painéis jurídicos que vão seguir uma diretriz temática, com a feira da advocacia, na qual serão exibidos produtos jurídicos que apoiam o exercício da advocacia e a gestão de escritórios, e ainda com o primeiro campeonato Estadual da Advocacia Contenciosa. A disputa simulada, a ser realizada com o apoio das universidades, terá etapas prévias nas sete cidades escolhidas e a final em Curitiba.  “Vamos organizar os painéis tendo os temas como fio condutor. A partir daí é que os nomes dos painelistas serão elencados. E, claro, pelo formato contaremos mais do que nunca com as subseções, inclusive para identificar advogados para a relatoria dos debates regionais”, completou Marion.

A presidente Marilena Winter indicou a coordenadora do Colégio, Maressa Pavlak Melati, para sugestões de temas para a conferência. “Comecemos a trabalhar, pois temos pouco tempo, uma vez que o giro pelo estado precisa começar muito antes da etapa final da conferência em Curitiba. Fica desde já a convocação para que todos se envolvam”, convidou.