A OAB Paraná comunica com imenso pesar o falecimento do advogado Elias Assad, aos 91 anos, nesta sexta-feira (11/11). Natural de Curitiba, o advogado graduou-se em 1973 pela Faculdade de Direito de Curitiba. No mês de dezembro do mesmo ano entrou para os quadros da Ordem, quando recebeu a inscrição nº 5440. Exerceu toda a sua trajetória profissional no município da Lapa, sendo um dos pioneiros da advocacia da região.
Elias Assad esteve entre os causídicos do município que contribuíram para a instalação da Subseção da OAB na Lapa. Em depoimento ao advogado e jornalista Ernani Buchmann, no livro “Da poeira & lama à nuvem”, Assad retratou momentos importantes da história e do desenvolvimento da advocacia lapeana, que se confundem com seu próprio percurso.
Em homenagem realizada ao advogado em 2017, a Tribunal Regional da Lapa enalteceu o compromisso e a dedicação de Assad às causas da Lapa e da advocacia. Comerciante conhecido na cidade, iniciou os estudos universitários aos 40 anos. Tão logo se formou, abriu o escritório de advocacia e consolidou-se na profissão, trabalhando nas áreas Cível, Família e Criminal. “Muitos lapeanos, com certeza, têm muito a agradecer a este advogado, por sua dedicação às causas que defendeu. Foram várias as situações em que Seu Elias atuou em favor da Lapa, muitas vezes sem cobrar honorários. “, diz trecho da reportagem (confira a íntegra aqui).
Junto de outros colegas, Elias Assad também participou ativamente da fundação da APACRIMI – Associação Paranaense dos Advogados Criminalista e da ABRACRIM – Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas.
A trajetória brilhante de Elias Assad na advocacia inspirou também o filho Elias Mattar Assad, as netas Thaise, Louise e Caroline Mattar Assada e o neto Samir Assad a seguirem seus passos. Fica seu exemplo de atuação sempre corajosa e aguerrida.
Fica o seu exemplo de atuação sempre corajosa e aguerrida. Aos familiares e amigos a OAB Paraná manifesta sentidas condolências.