A Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR) lança, nesta terça-feira (1º/11), a campanha Novembro Azul para conscientizar os homens sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. Durante o mês de novembro, os advogados regularmente inscritos na OAB Paraná e os dependentes estatutários poderão realizar consultas e exames preventivos com subsídio da CAA-PR.
Em Curitiba, os advogados e os dependentes estatutários podem realizar os exames gratuitamente nas unidades do Laboratório de Análises Clínicas (Lanac). Também é possível agendar uma consulta com urologistas conveniados gratuitamente. Para realizar o exame, é necessário solicitar a autorização através do telefone 0800 645 2005 até 48 horas antes da consulta já agendada e solicitar uma nova autorização para os exames de sangue com o pedido médico em mãos.
Subseções
Além da capital paranaense, a campanha Novembro Azul está sendo realizada nas subseções de Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Colombo, Francisco Beltrão, Guarapuava, Iporã, Irati, Lapa, Laranjeiras do Sul, Londrina, Maringá, Paranavaí, Pitanga, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Tri Fronteira, Umuarama e União da Vitória. Para mais informações, entre em contato com a sua subseção.
Doença silenciosa
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. Em sua fase inicial, a doença tem uma evolução silenciosa, ou seja, muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata: dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.
Diagnóstico precoce
O câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. A detecção precoce do câncer possibilita o sucesso do tratamento. Mesmo na ausência dos sintomas, os homens com mais de 45 anos devem ir ao urologista para falar sobre o exame de toque retal, que avalia alterações da próstata, e também sobre o exame de sangue que avalia a dosagem do Antígeno Prostático Específico (PSA).