Empossada a nova diretoria da OAB Iporã

Composta pela presidente Fernanda Pegorini Rufato, pelo vice-presidente Emerson Marchetti, pela secretária-geral Lilian Nogueira Antoniette, pelo secretário-geral adjunto Braz Reberte Pedrini e pelo tesoureiro Gustavo Jamil Balceiro Rahuan, a diretoria da OAB Iporã para o triênio 2022-2024 foi solenemente empossada na noite de sexta-feira (8/7), em cerimônia conduzida pela presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, e pelo vice-presidente Fernando Deneka.

A presidente da seccional iniciou a saudação com uma reverência à memória de todos os que perderam a vida em decorrência da covid-19. “Para vencer as dificuldades é preciso fazer reflexões e, a partir delas, partir para a ação. Sempre com confiança e seguros de nossa missão como advogados e advogadas, pusemos em marcha algumas propostas para apoiar toda a advocacia paranaense, incluindo os profissionais que atuam em Iporã, Altônia, Francisco Alves, Cafezal do Sul e São Jorge do Patrocínio”, afirmou.

Marilena elencou alguns projetos da nova gestão, como o Programa 6º ano, que traz benefícios e serviços exclusivos para a advocacia em início de carreira, e o Observatório do Judiciário, iniciativa que permitirá embasar as demandas por melhoria no Judiciário postuladas pela advocacia em todo o Paraná e observar os índices divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça em cada unidade jurisdicional.

“Para a toda a advocacia, agora impelida a trabalhar com mais mobilidade e conexão do que nunca, estamos ampliando os espaços de uso compartilhado, bem como inúmeros outros serviços proporcionados por meio de convênios da nossa Caixa de Assistência da Advocacia. Em outra iniciativa, ampliamos, de forma inédita, o acesso dos que desejavam atuar como voluntários no sistema OAB, democratizando ainda mais as participações nas comissões da seccional. Contamos agora com 6.800 profissionais atuando nas quase 70 comissões temáticas. Essa força leva o conjunto das comissões a justificar o epíteto de “motor da OAB”, completou.

Compromisso

“A nova diretoria eleita para o triênio 2022/2024, assume nesta data o compromisso de defender os direitos e prerrogativas profissionais e de fazer valer os princípios e finalidades da Ordem dos Advogados do Brasil, exercendo com dignidade e honestidade o mandato que recebemos. Temo que serão tempos difíceis, pois hoje passamos por uma verdadeira insegurança jurídica, que chegam a ameaçar os pilares da democracia, que arduamente defendemos com nosso trabalho diário”, reiterou a a presidente da OAB Iporã.

Fernanda Pegorini Rufato frisou que os novos dirigentes “serão incansáveis na defesa dos interesses dos advogados e da sociedade, para que a ordem seja mantida. Sem aceitar que as exceções sejam generalizadas e respiguem sobre a imagem de toda a classe, que comunga com os grandes ideais de justiça, ética e honestidade”, disse. Confira a íntegra do discurso abaixo.

Discurso de Posse - Presidente Fernanda Pegorini Rufato

Excelentíssima Senhora Presidente da Seccional do Paraná, Dra. Marilena Indira Winter, na pessoa de quem cumprimento todos os demais componentes da mesa já nominados no cerimonial.

Cumprimento ainda a Sra. Silvania Cristina Pissinati, Vice-Prefeita do Município de Iporã, na pessoa de quem estendo os cumprimentos as demais autoridades presentes nesta solenidade.

Meus Colegas Advogados e Advogadas, Senhores e Senhoras. Fico extremamente feliz e orgulhosa com a presença de todos vocês neste ato solene, principalmente com a presença dos colegas que depositaram seu voto de confiança para que eu e os demais membros da diretoria pudéssemos estar à frente da administração da OAB-Subseção de Iporã.

Muito fiquei a pensar no que falar em meu discurso de posse. Pensei em falar sobre a última gestão, onde fui secretária- geral da subseção, isso depois de três outras gestões como Delegada da Caixa de Assistência, onde o meu amor pelo direito se transformou em amor pela OAB, ao participar ativamente daquilo que um seleto grupo faz em prol de toda uma classe, mas que nem sempre tem seu grande esforço reconhecido.

Pensei também em falar sobre a pandemia, os problemas trazidos e também a transformação em nossa realidade, em nossa vida, principalmente os grandes desafios de nossa profissão. Mas já estamos no mês de julho, metade do ano já se passou e graças a Deus fomos transformados como pessoas e como profissionais e, apesar de grandes percas entre amigos e parentes, hoje podemos nos considerar como vencedores.

Então decidi falar sobre a Fernanda e a honra que sinto em estar aqui hoje. Tenho que falar que sou de origem humilde sim e me orgulho de ser quem sou, e do “Eu” que vem se formando ao longo dos anos, ajudando minha família, outros colegas e principalmente os mais humildes. Meus pais, verdadeiros heróis e mentores, que em sua simplicidade jamais deixaram faltar nada aos 4 filhos, só Deus sabe tudo o que já passamos, mas hoje sei que me olham com orgulho e sabem que todo sacrifício não foi em vão.

Com os trabalhos sociais desenvolvidos pela OAB e Caixa de Assistência, já foi possível ajudarmos inúmeras pessoas, no entanto somente quem caminha nos bastidores sabe que a realidade é muito diferente daquela que aparece nos holofotes. Muitas vezes já me viram recolhendo restos aos finais das comemorações, muitos já me criticaram e, pior, criticaram pelas costas, sem ao menos dar a chance do contraditório, mas como não me envergonho, já vou avisando que se sobrar hoje do delicioso jantar que logo mais será servido, por mim será recolhido, pois com aquilo que muita gente fala ser resto, muitas bocas já ajudei a alimentar, portanto, se não anda ao meu lado, se não sabe os caminhos que percorro, os tombos que eu levo e não me ajuda a levantar, por favor jamais abra a boca para me julgar.

Vivemos numa sociedade machista e preconceituosa, de um racismo velado, onde o problema é sempre com o outro, jamais com o "eu". O egocentrismo reina, enquanto a grama do vizinho sempre é mais verde e muitas vezes as pessoas passam a lutar para alcançar metas alheias, enquanto seus verdadeiros sonhos ficam sufocados .

Hoje o mundo está em guerra e porque não dizer que o Brasil também está, onde até mesmo nossa democracia corre grande risco. O povo luta por um país melhor e a OAB continua lutando para que os direitos deste povo sejam garantidos e respeitados.

Ser presidente da OAB nunca foi um sonho, afinal, com o status da presidência também vem ônus do trabalho a ser desenvolvido, e sempre brincávamos nos encontros de Delegados que a Caixa de Assistência é a parte boa, energia nas veias, já os presidentes ficam com as burocracias da OAB. Estar à frente da OAB é assumir para si uma responsabilidade sem tamanho. Então meu sonho era voltar para a Caixa. Mas, ainda nesta semana eu comentava sobre a correria e a loucura nestes últimos dias que antecederam a posse e a pessoa me respondeu que era por que eu queria. Sim, justamente, porque eu quero , porque estou aqui por amar ao que faço, por amor à profissão, por amor à OAB, pois é um marco na história ser a primeira mulher a presidir da OAB Subseção de Iporã, do mesmo modo como após 90 anos temos a primeira mulher presidindo, brilhantemente, a Seccional do Paraná, assim como a Dra Marilena, não quero passar despercebida e só preencher um cargo, quero mais uma vez fazer a diferença e mostrar a força da mulher na advocacia, pois infelizmente, vivemos numa sociedade um tanto quanto rude em relação às mulheres e merecemos ser cada vez mais empoderadas, valorizadas e respeitadas.

Todos sabem que minha história na OAB não se inicia aqui, estive durante 3 gestões como Delegada da Caixa de Assistência dos Advogados e, na última gestão, estive três anos como secretária- geral e presidente da Comissão das Mulheres Advogadas em nossa Subseção, sendo que dois deles durante a pandemia, o que não foi nada fácil, mas tenho comigo que tudo o que ocorre é por um propósito e nada acontece se Deus não permitir, assim, em meados do ano passado surgiu uma proposta até então inusitada: Eu me candidatar à presidência. A princípio, fora de cogitação, havia acabado de ganhar minha filha Eloah, mas aos poucos fui amadurecendo a ideia e assim como durante o período de dieta, após o parto do meu primogênito Nikolas, fui de escritório em escritório pedir votos na gestão passada, pensei que desta vez não poderia ser diferente então resolvi que eu faria a diferença.

Importante ressaltar que a comissão das mulheres, na gestão passada, liderada brilhantemente pela Dra Mariana, impulsionou a mim e a outras mulheres a seguirem em frente. Após gravarmos o vídeo com a música Maria Maria, aquilo parece que serviu com uma injeção de ânimo, e após algumas consultas com a querida Daiani Zanfrili, decidi ir à luta e lançar meu nome.

Ao final do registro das chapas, a minha era única e eu tinha 2 opções, me acomodar e com uma quantidade qualquer de votos ser eleita ou arregaçar as mangas e ir em busca da vitória. E a Fernanda, foi atrás, muitas vezes a insegurança bateu e as lágrimas rolaram, mas em nenhum momento da campanha abandonei meu trabalho, minhas comissões e, principalmente, minha família que é meu tudo. Me desdobrei e fui atrás, pedi apoio, alguns ignoraram, outros preferiram não se envolver, outros deram apoio, mas preferiram não aparecer, outros disseram que já era causa ganha e não havia necessidade. Mas serei eternamente grata pelo vídeo recebido do nobre colega Dr. Artur Piancasteli, e, posteriormente da Dra Marilena e Dr Deneka, pois apesar de não parecer, é fundamental e faz toda a diferença quando alguém reconhece seu esforço e apoia seu trabalho.

Com a pandemia, a campanha foi mais moderada, mais mensagens, mais ligações, poucas visitas, mas tudo o que foi feito, foi com muito ânimo e dedicação, como numa verdadeira competição lutando pelos meus votos e pelos votos da Chapa XI de Agosto Inova. Mas eleição é uma caixinha de surpresa, ninguém quer inimizades e todo mundo é amigo de todo mundo e todo mundo garante o voto, enquanto que o resultado, o resultado só vem nas urnas. Ninguém pode imaginar a minha emoção quando ao findar o dia 25/11 e serem apuradas as urnas, fui surpreendida com 86% dos votos da subseção, mais alegria ainda, quando o Dr. Artur e o Dr. Deneka me mandaram mensagens no dia seguinte me parabenizando por ter tido, proporcionalmente a melhor votação Estadual, eu transbordava alegria e entusiasmo. Entusiasmo este que hoje tenho utilizado a cada dia, para não decepcionar os advogados que em minha chapa confiou seu voto.

Restam 2 anos e meio de gestão e tenho muito ainda o que fazer, e com Deus na frente creio que tudo dará certo, como tem dado até este momento. Tenho dado o melhor de mim para desenvolver um excelente trabalho e demonstrar que não estou aqui apenas para passar os dias, mas sim para fazer a diferença pela instituição e estar ao lado dos advogados em tudo o que for necessário, sou humana e sei que falhas existem, mas aos poucos vou me corrigindo e quero aproveitar este momento para reforçar que os embates se restringem ao processo e não entre nós profissionais, que como advogados, devemos nos unir, respeitar o espaço do outro, agindo com ética e hombridade.

Nossa Subseção fundada em 2000 pelo saudoso Dr. Ovidio Helmer Frigeri, hoje aqui representado por seu filho, nora e netos, bem como pelo Dr Braz Reberte Pedrini, nosso atual secretário adjunto, e outros advogados da época, hoje conta com 136 advogados.

A nova diretoria eleita para o triênio 2022/2024, assume nesta data o compromisso de defender os direitos e prerrogativas profissionais e de fazer valer os princípios e finalidades da Ordem dos Advogados do Brasil, exercendo com dignidade e honestidade o mandato que recebemos. Temo que serão tempos difíceis, pois hoje passamos por uma verdadeira insegurança jurídica, que chegam a ameaçar os pilares da democracia, que arduamente defendemos com nosso trabalho diário.

Caro colegas, seremos incansáveis na defesa dos interesses dos advogados e da sociedade, para que a ordem seja mantida. Sem aceitar que as exceções sejam generalizadas e respiguem sobre a imagem de toda a classe, que comunga com os grandes ideais de justiça, ética e honestidade.

E assim, como já dizia Rui Barbosa em sua “Carta aos Moços”, Se cada um de vós meter bem a mão na consciência, certo que tremerá da perspectiva. O tremer próprio é dos que se defrontam com as grandes vocações, e são talhados para as desempenhar. (...) Confiai, senhores. Ousai. Reagi. E haveis de ser bem sucedidos. Deus, pátria, e trabalho. Metei no regaço essas três fés, esses três amores, esses três signos santos. E segui, com o coração puro. Não hajais medo a que a sorte vos ludibrie.

(...)De quanto no mundo tenho visto, o resumo se abrange nestas palavras:

Não há justiça, onde não haja Deus.

Legalidade e liberdade são as tábuas da vocação do advogado. Nelas se encerra, para ele, a síntese de todos os mandamentos. (...)Não ser baixo com os grandes, nem arrogante com os miseráveis. Servir aos opulentos com altivez e aos indigentes com caridade. Amar a pátria, estremecer o próximo, guardar fé em Deus, na verdade e no bem.
A diretoria, que ora toma posse, tem o compromisso de acompanhar a OAB, na manutenção da entidade independente, frente aos poderes municipais, estaduais e federais, persistindo na luta para que o povo tenha acesso à justiça célere, sem perder de vista a defesa das prerrogativas do advogado e o respeito ao Estado Democrático de Direito.

Durante o período que estive como delegada da Caixa de Assistência, conheci a OAB de verdade, ganhei experiência, conheci pessoas do Paraná inteiro e fiz amizades verdadeiras que carrego comigo, temos até um Grupo no Whatsapp, chamado Net Working, que já rendeu muitas risadas e momentos maravilhosos, mas também partilhamos nossas dificuldades e momentos de dor, hoje parte deste grupo está aqui e não poderia deixar de citar minhas queridas amigas que se deslocaram de tão longe para me prestigiar, Dra. Claudiana, Presidente da Subseção de Araucária, que juntamente com seus pais Claudio e Alierti, atravessaram o Paraná para estarem aqui hoje; Dra. Patrícia, Presidente da Subseção de Ibaiti que mesmo grávida, chamou seu esposo, Dr Flávio, e disse que não perderia este momento por nada; à vocês que mesmo longe, se fazem tão presente, toda minha gratidão. Bem como todos os outros presidentes da OAB e Delegados da Caixa e Conselheiros que estão aqui hoje, para mim é motivo de honra ser prestigiada por tão seleto grupo.

Prometi que não ia falar muito, pois longos discursos se perdem no ar, mas creio que falei apenas o necessário e por isso já vou me encaminhando para o final. Muita gente tem aquela pessoa que é seu braço direito, que está ali a todo momento para auxiliar e muitas vezes tomar a frente da situação. E eu, sendo a Fernanda, tenho que ser diferente e, por isso, não tenho apenas um braço direito, pois tenho sido um verdadeiro polvo, com tentáculos multiplicados, assim, tenho que agradecer à estes “braços direitos” que têm estado ao meu lado, me dando o suporte que necessito, me amparando e me socorrendo quando mais preciso e que, muitas vezes, acabo não retribuindo da forma como deveria.

Em primeiro lugar meus pais, por tudo o que significam em minha vida e por cuidarem tão bem dos meus filhos durante as minhas ausências, que não tem sido poucas,
Amo vocês; ao meu esposo Robson, por ser quem é, por estar ao meu lado e me compreender( as vezes nem tanto), por me apoiar em todos os momentos, sempre segurando minha mão, dizendo para confiar que tudo vai ficar bem, confesso que seu entusiasmo e otimismo me contagiam e me faz sonhar novos horizontes, tornando real o que antes era apenas utopia, te amo meu querido;

Aos meus filhos Nikolas e Eloah Mariana, verdadeiros milagres em nossas vidas, tenho que pedir perdão por não estar tão perto quanto deveria, mas o que faço, é por vocês e para vocês que tanto amo;

Aos meus irmãos Rafael, Débora e Raquel, que cada um de seu jeito e em suas particularidades, fazem parte de minha vida e sou grata à Deus por isso;

à minha família de forma geral que é minha base, meu porto seguro, uns que são de bem pertinho e outros de bem longe, é uma alegria imensa estar com alguns de vocês aqui hoje, sem deixar de pensar naqueles que por motivos diversos não puderam estar, mas tenho a certeza, que de coração estão torcendo para que tudo dê certo; aos meus colegas de escritório Dr Delfer, Dr Cleriston e Beatriz que tantas vezes me substituíram, cobriram minhas faltas e compreendem minhas ausências; à Dra. Lilian e Dra. Rosana, minhas amigas de trabalho, que nas correrias do dia-a-dia nem sempre é possível estarmos juntas, mas temos a certeza de que a outra sempre está ali para o que der e vier; minha amiga Brigida que com seus dons culinários adoça nossos dias; e por último, mas não menos importante, à Maria Sivonete, nossa querida Sil, secretária da subseção, toda metódica, organizada e que com sua dedicação, esforço e carisma desempenha um trabalho sem igual, nossos laços vão muito além do trabalho, que de uma simples colega, ao longo dos anos tivemos os laços estreitados e hoje é madrinha da nossa Eloah, muito obrigada por tudo. Minha eterna gratidão a todos que de uma forma ou de outra estão presente e são verdadeiros presentes em minha vida, só peço a Deus que multiplique seus dias, com muita saúde, alegrias e prosperidade.

Por fim, agradeço à Dra Alessandra Valvassore que nos acompanhou na organização deste evento, mas por motivos familiares não pode estar conosco e também ao Dr Samir Abdalah que foi nosso mestre de Cerimonial e mais uma vez, agradeço a todos os advogados e advogadas desta Subseção que nos confiaram seu voto, reafirmando que os trabalhos estão apenas iniciando, mas contem conosco sempre.

Assim, encerro meu pronunciamento, muito obrigada a todos.