“Colocar-se profissionalmente na resolução pacífica de conflitos é, por princípio, um processo de desenvolvimento pessoal. É dispor-se a um aprendizado permanente sobre si e sua relação com o outro. É uma ação sempre inacabada, exige movimento, flexibilidade, energia e mudança”. A premissa norteia o novo e-book lançado pela Comissão da Advocacia Colaborativa da OAB Paraná. A obra aborda as habilidades necessárias entre profissionais do Direito e por todos os demais atores envolvidos na solução consensual de uma demanda.
Ao final de cada capítulo, o leitor tem acesso a entrevistas exclusivas com especialistas na área. No capítulo “Inteligência emocional”, a neuropsicóloga Ana Artigas aborda a temática da Inteligência Relacional. No capítulo seguinte, “Comunicação Conectiva”, a jornalista Dulcinéia Novaes fala de sua experiência nas diversas formas de comunicação. Por fim, o psicólogo Reinaldo Paiva fala sobre liderança positiva em relação aos advogados, encerrando o capítulo “Gestão de conflitos”.
O e-book está disponível para consulta na Biblioteca Digital da OAB Paraná. Também é possível conferir a publicação aqui.
O trabalho da comissão tem como foco contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, instituídos em programa no qual a OAB Paraná aderiu em 2015, notadamente para “promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis.”