Para comemorar a Semana do Meio Ambiente, a OAB Ponta Grossa lançou dois programas relacionados a questões ambientais, o Programa de Reciclagem e o Programa de Revitalização Arbórea da sede. Os dois eventos aconteceram na sexta-feira, dia 3, e contaram com a presença de membros da diretoria da subseção, da Comissão de Direito Ambiental e também do secretário municipal de Meio Ambiente, André Luis Pitela, e do professor responsável pelo Viveiro da UEPG, Carlos André Stuepp.
No domingo, dia 5, a Comissão de Direito Ambiental realizou a doação de mudas no Lago de Olarias. Ao todo, foram mais de 800 mudas de 3 espécies nativas, doadas pelo Viveiro da UEPG. No mesmo dia, a Comissão de Defesa do Direito Animal também realizou feira de adoção de animais. O evento contou ainda com expositores parceiros, bandas e apresentação dos cães da Polícia.
Projeto de reciclagem na OAB
A diretoria da OAB Ponta Grossa, em parceria com a Comissão de Direito Ambiental, deu início, na última sexta-feira ao Projeto de Reciclagem, com a implantação do Ponto de Entrega Voluntário (PEV) e a composteira. O PEV, localizado no estacionamento, recebe todos os tipos de materiais recicláveis, e a composteira, os resíduos orgânicos. “A OAB tem também um papel social na comunidade. A preservação ambiental é uma de nossas responsabilidades. Faz parte do tripé sustentabilidade, acessibilidade e mobilidade, que norteia nossas ações. Esta ação, pioneira na subseção de Ponta Grossa, procura fazer com que as pessoas repensem seus atos e hábitos e colaborem com a reutilização e reciclagem”, explica o presidente da subseção, Jorge Sebastião Filho.
Para a presidente da Comissão de Direito Ambiental, Gardenia Mascarelo, a iniciativa é um importante passo na conscientização da comunidade e também de responsabilidade social. “O resíduo recolhido no PEV da OAB e nos demais da cidade impacta diretamente na vida de 120 famílias, mais de 480 pessoas, que tiram seu sustento do trabalho nas quatro cooperativas de reciclagem da cidade”, explica.
Composteira
A composteira implantada na subseção de Ponta Grossa receberá os resíduos orgânicos produzidos no local. Este projeto é uma iniciativa da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), da empresa Zero Resíduos e da Comissão de Direito Ambiental da OAB Ponta Grossa.
Revitalização Arbórea da sede
Outra preocupação da atual gestão é a revitalização arbórea da sede. Em parceria com o Viveiro da UEPG, serão plantadas mudas nativas de árvores e folhagens com intuito de diminuir o impacto ambiental da modernização das cidades.
As árvores são importantes porque:
– Auxiliam na purificação e umidade do ar;
– Contribuem com a diminuição da temperatura;
– Deixam o espaço, o bairro e a cidade mais bonitos;
– Retêm água da chuva;
– Evitam erosão do solo;
– Diminuem a poluição sonora;
– Servem de sombra;
– Revitalizam a área urbana;
– Produzem frutos que podem alimentar animais e pessoas;
– Servem de abrigo aos animais;
– Aproximam a natureza das pessoas favorecendo a sensação de bem-estar.
Todas as ações propostas pela Comissão de Direito Ambiental da OAB Ponta Grossa estão alinhadas à Seccional do Paraná, pioneira na adesão ao Pacto Global e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU.
Fonte: OAB Ponta Grossa