Foi empossada na noite do último sábado (4/6), a nova diretoria da OAB Paranavaí, composta pelo presidente Anderson Donizete dos Santos, pelo vice Wanderson Lago Vaz, pela secretária-geral Celia Aparecida Zanatta, que presidiu a subseção no triênio recém-encerrado, a secretária-geral adjunta Caroline Martins Piton e o tesoureiro Alvino Gabriel de Novaes Mendes. A cerimônia foi conduzida pela presidente da OAB Paraná, Marilena Winter. A seccional foi também representada pelo vice-presidente Fernando Deneka.
“Quero destacar especialmente, o apoio dado pela subseção ao programa Academia Legislativa, que reuniu acadêmicos do curso do Direito para acompanhar os trabalhos da Câmara Municipal. Com essa iniciativa a OAB Paranavaí cumpriu seu papel de contribuir para a formação de jovens universitários que serão nossos futuros colegas e, ao mesmo tempo, fez o necessário acompanhamento do Legislativo municipal. Esse mesmo espírito, mas voltado para outro Poder e em escala estadual, nos levou a criar na seccional o Observatório do Judiciário do Paraná, do qual o Dr. Donizete é um dos integrantes”, disse a presidente da OAB Paraná.
Marilena Winter lembrou também da missão permanente da advocacia. “A democracia e as liberdades dela decorrentes têm, senhoras e senhoras, o mais alto valor para todos nós que exercemos a advocacia e atuamos no sistema OAB. Democracia e justiça, eis as razões da nossa luta cotidiana – seja em favor de nossos clientes, seja por nossa nação. Esse norte fica muito claro nos momentos em que nos reunimos para tratar de aspectos do nosso exercício profissional dentro do Estado Democrático de Direito. Foi assim em Curitiba, na histórica conferência de 1978, que estabeleceu o pleito da advocacia pela volta do Habeas Corpus. Foi também assim no Colégio de Presidentes de Subseções da OAB no Paraná realizado pela primeira vez em Paranavaí em setembro do ano passado”, ressaltou.
A presidente citou pontos que foram reafirmados pela classe no Colégio de Presidentes de Subseções realizado em Paranavaí em 2021, como a necessidade de retomada plena do atendimento presencial em todas as unidades judiciárias do Paraná, a recomendação ao Tribunal de Justiça do Estado do Paraná que tornasse obrigatória a presença de advogados nos atos promovidos pelos CEJUSCs e a apresentação do pleito para que os magistrados sejam orientados a observar estritamente os ditames da Lei 1060/1950 e o artigo 99 do Código de Processo Civil no que se refere à gratuidade da justiça.
“São lutas importantes para a nossa classe. Para outra delas, muito antiga e também de alta relevância, tivemos em abril uma resposta positiva. O Tribunal de Justiça divulgou a notícia de que tomaria as providências para a contratação de 349 técnicos judiciários para o primeiro grau de jurisdição. Esse anúncio é uma resposta pela qual há muito esperávamos e, ao mesmo tempo, uma sinalização de que estamos no caminho certo ao apostar no diálogo interinstitucional”, destacou antes de citar passagens da história da subseção, de listar ações em curso de sua gestão e de conclamar a classe a se manter unida.
A presidente fechou seu discurso com versos do paranaense Tiago Oliveira, que integram a antologia do Festival de Música e Poesia de Paranavaí.
“Queria uma canção sem fronteiras, arranjos de cachoeiras/E rouxinóis/Que as rimas, tal qual pirilampos, brincassem nos campos/De girassóis/Que fosse como gotas de orvalho beijando frutas nos galhos/Pelos quintais/Que a canção que eu componho tivesse a ternura de um sonho/E espalhasse a paz.
Fazendo valer as prerrogativas
O presidente empossado, Anderson Donizete dos Santos, ressaltou que o compromisso da gestão é com a luta intransigente pelas prerrogativas profissionais dos advogados, por honorários dignos, em favor da jovem advocacia, sem esquecer o trabalho com a comunidade, que aliás já está acontecendo, como o projeto “OAB Vai à Escola” e o movimento pelo engajamento dos jovens na eleição nacional, ação realizada neste início de ano.
“As prerrogativas dos advogados são garantias inalienáveis, que precisam ser defendidas e valorizadas, tanto institucionalmente, como pelos próprios advogados em seu dia a dia. Da mesma forma, os honorários precisam ser valorizados. Se um advogado desvaloriza o seu trabalho, ao cobrar um honorário aviltante, desvaloriza toda a advocacia e permite que o próprio judiciário também o faça.”
Da mesma forma, a OAB estará próximo a toda a sociedade, participando ativamente, ao lado de outras entidades da sociedade civil, sempre na luta por uma sociedade mais justa e inclusiva.
Anderson Donizete, que foi presidente nas gestões de 2013 a 2018, enfatizou ainda que virão novos e grandes desafios, impostos especialmente pelas mudanças tecnológicas impulsionadas pela pandemia. O Judiciário passa por profundas transformações e a advocacia precisa acompanhar.
Nesse sentido, a Subseção estará ao lado do advogado, seja por meio de melhorias e ampliações de sua estrutura física, bem como na promoção de cursos, eventos e discussões, com a finalidade de auxiliar os advogados, em especial os jovens.
A presidente Marilena Winter destacou a importância simbólica da solenidade de posse, embora as atuais gestão, tanto da Seccional, como da Subseção, já estão em plena atividade desde o dia 1º de janeiro.
Ela parabenizou o grupo que está à frente da OAB Paranavaí neste triênio, composto por advogados experientes, preparados e totalmente comprometidos com a entidade, com a advocacia e com a sociedade.
Solenidade de posse da Diretoria e Conselho da OAB Paranavaí reúne autoridades e advocacia em noite festiva
Presenças
A solenidade lotou o auditório da subseção e contou com a presença do juiz de direito auxiliar da presidência do TJPR – Anderson Ricardo Fogaça – representando o presidente do TJ-PR, desembargador José Laurindo de Souza Neto; o deputado Tião Medeiros, representando a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, o vice-prefeito de Paranavaí, Pedro Baraldi; o presidente da Câmara Municipal Leônidas Favaro Neto; o delegado chefe da 8a SDP de Paranavaí, Luiz Carlos Mânica; o comandante do 8º BPM Ten-Cel Jeferson Luiz de Souza; a juíza de direito Maria de Lourdes Araújo, dentre outros vereadores e autoridades, regionais e municipais.
Além da presidente, prestigiaram a posse o vice-presidente da Seccional Fernando Deneka, o secretário-geral Henrique Gaede, as conselheiras federais Ana Cláudia Pirajá Bandeira e Silvana Niemczewski, a vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados Kelly Cristina de Souza, os conselheiros estaduais Emerson Fukushima, Jaime Moura Jorge Junior e Raquel Rossato, além dos presidentes de subseções Amaury Sergio Santoro Felipe, Roni Peter Zangari, André Elias Brianese Porto, Lisiane Campos, Christiane Singh Bezerra Bou Khezam, e vários diretores e conselheiros subseccionais.
Foram empossados também a delegada da CAA/PR, Valéria Canalle, o ouvidor Jayme José de Souza e os conselheiros: Albino Gabriel Turbay Junior, Angelica Giosa, Flávia Regina Carlúccio, Lucilio da Silva, Luiz Gustavo Fragoso da Silva, Marcelo Barros Mendes, Massaki Fujimura Junior, Patricia Mello de Souza Freire, Thiago José Guidetti de Souza, Carla Andressa de Moura, Caroline Silva Wicthoff, David Willian Novaes Fiori, Edmar José Chagas Junior, Jezica Neres Fonseca Buniotti, Joao Henrique Ernesto de Andrade, Jucemara Molin, Luan Paulo Demetrio, Monique Fuza Neves, Rafaela Luzia Domingos Terra, Virginia Rorato Rufino.
Após a solenidade, no auditório da subseção, foi realizado jantar dançante no Palácio de Cristal, em comemoração à posse dos novos dirigentes da OAB Paranavaí.