O vice-presidente da OAB Paraná, Fernando Estevão Deneka, deu posse, na noite da última terça-feira (10/5) à nova diretoria da OAB Campo Largo, composta pelo presidente Heitor Otávio de Jesus Lopes; pela vice-presidente Karolinne Guzzoni Reinaldin, pelo secretário-geral Mario Luiz Andreassa; pela secretária-geral adjunta Paula Fabiani Botelho; e pela tesoureira Edenise de Jesus Bertogy Lucietti. Representando a seccional, também compuseram a mesa o secretário-geral Henrique Gaede; a secretária-geral adjunta Roberta Santiago Sarmento, o diretor-tesoureiro Luiz Fernando Casagrande Pereira e a diretora da jovem advocacia, Fernanda Valério Garcia da Silva.
“Agradeço a cada um pela presença e trago o abraço da presidente Marilena Indira Winter. É maravilhoso estarmos juntos neste encontro presencial, nesta subseção tão jovem, que neste 2022 completa 20 anos de instalação. Isso graças ao denodo do Dr. Juarez Xavier Küester, seu primeiro presidente. Sua persistência venceu as dificuldades materiais e formais, fazendo com que a criação da subseção fosse aprovada por unanimidade no Conselho Pleno da OAB Paraná, então presidido por Hipólito Xavier da Silva, no dia 26 de julho de 2002”, destacou Deneka, citando também outros advogados que estiveram na condução da subseção ao longo dos anos – Márcio Tadeu Brunetta, Osmar Andrade Zotto, Adriano Huber Junior, Ivo Cezário Gobbato de Carvalho e Patricia Schmidt e momentos marcantes, como a inauguração da nova sede, em agosto de 2016.
O vice-presidente também ressaltou a disposição da seccional e da subseção em apoiar os advogados em suas necessidades, sem abrir mão do papel que ocupa perante toda a sociedade, “de defender democracia, os direitos, as liberdades”. Para ele, o bom cumprimento dessa missão passa pelo aprimoramento do diálogo com outras instituições. “É muito importante que saibamos combinar a escuta atenta e o uso da nossa voz. Que saibamos, numa palavra, advogar!”, resumiu Deneka.
O novo presidente da subseção lembrou a importância do papel da advocacia para a sociedade e da atuação de cada um que se integra o Sistema OAB. “Dependeremos de cada colega, das comissões, dos conselheiros, dos diretores, da seccional, dos demais poderes e instituições públicas e privadas para que possamos realizar um trabalho profícuo. A Ordem dos Advogados do Brasil e cada um de nós aqui presentes tem a responsabilidade de defender o Estado de direito, primar pela manutenção da democracia, respeitar e fazer ser respeitada a Constituição Federal na verdadeira intenção dos legisladores”, disse Lopes. “Nunca podemos esquecer que o advogado dentro da sociedade tem a obrigação pela defesa de todo e qualquer direito, por mais justo ou injusto que pareça, por mais complexo ou simples, por mais lucrativo ou irrisório financeiramente”, acrescentou.
Lopes também falou do comprometimento dele e de toda a diretoria com a advocacia da subseção. “Todos sabemos que direito e justiça não se tratam do mesmo instituto. Mas o direito, no qual somos agentes, trabalhadores, é o caminho, a ferramenta, para que se possa trazer a decisão, a equação mais próxima possível da verdadeira justiça. Portanto, nada mais especial que esse momento em que aqui reunidos, possamos nos sentir parte dessa importante engrenagem que busca em resumo a paz e o ajuste social. Juntamente com minha diretoria, nos comprometemos com todas e todos colegas a representa-los, no nosso melhor possível, para que nossa classe seja respeitada em todos os órgãos, níveis e esferas”, declarou o presidente da OAB Campo Largo.
Discurso de posse - Heitor Otávio de Jesus Lopes
Boa noite
Em respeito a celeridade, cumprimentando o Excelentíssimo Vice-Presidente, hoje alçado ao cargo de presidente da OAB do Paraná, Dr. Fernando Estevão Deneka e nossa Conselheira Federal Dra Silvana Niemczewski, peço licença para cumprimentar todos os Diretores Estaduais, Conselheiros Estaduais e demais integrantes da seccional. Cumprimentando o Dr. Alziro Filho da Motta Santos, cumprimento todos os integrantes da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná. Cumprimento a Presidente da subseção de Araucária, Dra. Claudiana Fila Bolner. Cumprimentando o Prefeito municipal de Balsa Nova, Sr. Marcos Antonio Zanetti e o Prefeito municipal de Campo Magro, Claudio Cesar Casagrande, cumprimento todos os integrantes do poder executivo dos municípios de Campo Magro, Balsa Nova e Campo Largo. Cumprimentando o Presidente da Câmara Municipal de Campo Largo, Sr. Pedro Barause, cumprimento todos os presidentes de câmaras municipais, vereadores e integrantes do poder legislativo dos municípios de Campo Largo, Balsa Nova e Campo Magro. Cumprimentando o Sargento Cabral, cumprimento todos os integrantes da Polícia Militar. Cumprimentando o Comandante Marcos Leitão, cumprimento todos os integrantes da Guarda Municipal. Cumprimentando a Dra. Stefany Novaski e a Senhorita Alexandra Stadler, cumprimento todas e todos os colegas de advocacia e demais pessoas aqui presentes.
Hoje, com toda certeza é uma noite muito especial para mim, nossa diretoria e nossos conselheiros. Não se trata de comemorar e muito menos falarmos em orgulho. Orgulho só poderemos imaginar daqui a três anos, desde que tenhamos respondido as expectativas, atendido e representado nossa subseção com dignidade, dedicação, respeito, cumprindo as metas traçadas. Espero que possamos nos equivocar pouco, que não deixemos de realizar o que for efetivamente necessário na construção de uma gestão para todas e todos os colegas.
Dependeremos de cada colega, das comissões, dos conselheiros, dos diretores, da seccional, dos demais poderes e instituições públicas e privadas para que possamos realizar um trabalho profícuo. “Uma andorinha só - não faz verão” Ditado muito antigo, mas verdadeiro.
A Ordem dos Advogados do Brasil e cada um de nós aqui presentes tem a responsabilidade de defender o Estado de direito, primar pela manutenção da democracia, respeitar e fazer ser respeitada a Constituição Federal na verdadeira intenção dos legisladores.
Nunca podemos esquecer que o advogado dentro da sociedade tem a obrigação pela defesa de todo e qualquer direito, por mais justo ou injusto que pareça, por mais complexo ou simples, por mais lucrativo ou irrisório financeiramente.
E dentro desses contextos, genericamente traçados, devemos manter sempre o comprometimento da valorização de nossa profissão, pois a advogada e o advogado merecem ser vistos pela sociedade como pessoas de bem, padrão que nossa atividade requer. Nossa profissão, no seu cerne, na sua verdadeira essência, requer dedicação, estudo e a busca da melhor interpretação das leis.
A OAB não pode possuir envolvimento em ideologias políticas e interesses privados ou de determinados grupos. Como disse nosso Presidente Nacional, Dr. José Alberto Simonetti: “ a OAB não tem candidato, não tem preferências.” E terminou afirmando que: “o meu partido é a OAB, a minha ideologia é a Constituição.”
Mas porque falar sobre isso, um simples presidente de subseção?
Porque não podemos deixar essas reflexões sobre o respeito a nossa classe e a OAB pereçam e nem fiquem unicamente ao encargo do presidente nacional da OAB, pois deve-se tratar da luta diária e incansável de cada um de nós trazer a respeitabilidade que as advogadas e advogados merecem.
Nossa missão se assim pudermos chamar é o dever de trazer através do direito a justiça.
E nesse momento lembro de uma colocação de Leocadio Jose Correia: “ A justiça é um ideal no horizonte e quando lá chegamos vislumbramos novos ideais em novos horizontes.”
Cabe ao estudioso do direito sempre a busca desses novos caminhos. Nada está pronto e acabado, tudo faz parte de um processo avaliativo, interpretativo e consequentemente evolucional. Por esse motivo a advogada e o advogado tem que ser um permanente estudante.
Todos sabemos que direito e justiça não se tratam do mesmo instituto. Mas o direito, onde somos agentes, trabalhadores, é o caminho, a ferramenta, para que se possa trazer a decisão, a equação mais próxima possível da verdadeira justiça. Portanto, nada mais especial que esse momento em que aqui reunidos, possamos nos sentir parte dessa importante engrenagem que busca em resumo a paz e o ajuste social. Juntamente com minha diretoria, nos comprometemos com todas e todos colegas a representa-los, no nosso melhor possível, para que nossa classe seja respeitada em todos os órgãos, níveis e esferas. Não posso deixar de exaltar nossas comissões, pois tem o papel fundamental de trazer vida na subseção, proporcionando capacitação profissional, amadurecimento pessoal e ético a cada um de nós. Logo, colegas que compõem as comissões, tenho certeza que todos farão um ótimo trabalho.
Nossa subseção abrange os municípios de Campo Largo, Campo Magro e Balsa Nova, realidades práticas profissionais peculiares em cada município, mas tentaremos nos dedicar a cada uma dessas realidades dentro das suas necessidades e solicitações.
Mas essa noite é também de agradecimentos.
Agradeço a minha diretoria, a Vice-Presidente Karolline, ao Secretário Geral Mario, a Secretaria Adjunta Paula e a Tesoureira Edenise. Amigas e amigos que se dispuseram a sacrificar um pouco de seus projetos pessoais e afazeres profissionais, se dedicando sem medir esforços na busca de soluções para os desafios que se apresentam e se apresentarão.
Agradeço nossas conselheiras e conselheiros, bem como a nosso Delegado da CAA, todas e todos já nominados, obrigado pelo empenho e por sempre atenderem aos chamamentos. Continuo contando com todos, estamos somente no início.
Não poderia de deixar de agradecer a Presidente Patrícia Schmidt, pois se hoje estou aqui com essa responsabilidade, foi pelo motivo que a Dra. abdicou de candidatar-se a recondução ao cargo. Anteriormente a efetivação das candidaturas, como era conselheiro da sua gestão, procurei-lhe solicitando uma reunião com a diretoria e conselho para expor minha candidatura. Mas lhe fiz uma proposta, devido a pandemia, que lhe cerceou as suas atividades, como de todo cidadão do mundo, eu não seria candidato, desde que ela fosse candidata a reeleição, mas ela não aceitou. Obrigado Dra. Patricia por conduzir a subseção num momento de crise mundial e hoje é conselheira estadual, representando Campo Largo, nosso obrigado e parabéns.
Muito se fala e parabenizam nossa Presidente Estadual da OAB, Dra. Marilena Indira Winter, que hoje não se encontra presente, isolada devido à covid, por ser a primeira mulher presidente da seccional do paraná em 90 anos. Mas não posso lhe parabenizar por ser a primeira mulher presidente, pois para mim mulher e homem no processo evolucional da história da humanidade sempre estiveram no mesmo nível intelectual, o que diferenciava ou diferencia é somente a força física e o preconceito. Com toda sinceridade a todas as mulheres aqui presentes, se me permitem chama-las de vocês, não necessitam serem aplaudidas pelos cargos e objetivos galgados por serem mulheres, isso é um equívoco. Todas têm que ser elogiadas, reconhecidas pela capacidade intelectual, profissional, coragem, dedicação, sem quaisquer comparações em razão do sexo, pois nosso espírito, alma, ou como cada um queira chamar não tem sexo, gênero ou cor, somos todos iguais.
Peço que transmitam meus parabéns a Dra. Marilena Indira Winter pela sua capacidade intelectual, pela sua história, por todas as suas vitórias, pela sua ética, pela sua luta pela advocacia paranaense. Como bem afirmou dias atrás o Dr. Deneka na posse em Castro: “a Dra Marilena Indira Winter trata-se de um exemplo a ser seguido. Agradeço toda a diretoria da seccional, Dra Marilena, Dr. Deneka, Dr. Gaede, Dra. Roberta, Dr. Luis pereira, Dra. Fernanda, bem como o representante da CAA, Dr. Alziro, a Conselheira Federal Silvana, pois em todas e todos encontrei nesses poucos meses de contato, pessoas espetaculares, que tem no sangue a OAB. Obrigado pela acolhida e por toda ajuda sempre prestada. Dias atrás em entrevista numa rádio da cidade Campo Largo, comentei que o Brasil tem que parar de viver somente da crítica pela critica, pois todos devemos ter consciência que o importante é o dever de procurarmos soluções. Todas essas pessoas que citei demonstram exatamente isso, busca de soluções, não perdem tempo com críticas evasivas.
Chegando ao fim, não poderia deixar de agradecer meus colegas de escritório, o irmão Ivo, a irmã Isabella, que pela idade está mais para filha, as meninas que chamo assim, carinhosamente, doutoras Rafaela, Mariana, Giovana e Claudia. Todas me proporcionam o suporte necessário para que eu possa exercer minhas atividades e responsabilidades pela OAB. Tal confissão não lhes dá o direito de cortarem meus rendimentos. Senhoras e senhores, esse evento foi idealizado e organizado graças a dedicação e ao trabalho árduo da Presidente da Comissão de Eventos, Dra. Rafaela Bubiniak, a qual agradeço imensamente, muito obrigado. Agradeço a senhora Lucimere e ao senhor Joaquim, colaboradores da seccional, que nos atendem em Campo Largo, pessoas dedicadas, sempre com tratamento respeitoso, realizando o melhor pela subseção. Nossa subseção completa vinte anos em 2022, onde tivemos como o primeiro presidente designado o Dr. Juarez Xavier Kuster, atualmente membro do TED, com quem tive o prazer de iniciar nas lides jurídicas como associado e trabalhando por muitos anos. Obrigado Dr. Juarez em nome de toda nossa classe pelo seu trabalho em constituir nossa subseção.
Agradeço a todos os demais presidentes da subseção de Campo Largo, Dr. Marcio Tadeu Bruneta, primeiro presidente eleito, aliás, meu colega de faculdade, atual ouvidor da subseção de Campo Largo e membro do TED, Dr. Ivo Cezario Gobbato De Carvalho, meu sócio, participante de comissão da nossa subseção, Drs. Osmar Zotto, Adriano Huber e Dra Patricia Schmidt, amigos e amiga de longa data, sendo que o Dr. Osmar é Presidente do Conselho De Ética e Disciplina, o Dr. Adriano participante de comissão da nossa subseção e a Dra. Patricia, Conselheira Estadual. Todos envolvidos na Ordem dos Advogados do Brasil, imbuídos de colaborar no seu melhor possível pela classe.
A família é o alicerce para qualquer homem que sabe reconhecer a verdade. Agradeço a minha família, minha mãe aqui presente, sempre exemplo de doação e bondade para a humanidade. Também tenho muita satisfação, felicidade e me sinto totalmente realizado pelos meus três filhos, Juliano, Murilo e Daniele, pessoas trabalhadoras, honestas, simples, dedicadas em suas profissões, verdadeiros amigos. Obrigado por serem meus filhos, sempre digo isso a eles. Minha companheira de quase quatro décadas, cúmplice de toda essa caminhada, ombro amigo nos momentos difíceis, pessoa doce e de personalidade forte, já lavei muita louça na vida, só tenho que te agradecer e dizer que te amo muito, você é parte de mim.
Senhoras e senhores, seriam tantos outros obrigados a todos que estão envolvidos nesse pequeno projeto a nível de nossa subseção, bem como a nível de história de vida, tantas pessoas que fizeram e fazem parte da minha humilde vida, mas sempre estenderam as mãos para mim.
Mas, chega, a lista é grande, vamos encerrar, obrigado a todos.