Atendendo pleito da OAB Paraná e da subseção de Maringá, o Tribunal de Justiça (TJ-PR) determinou a prorrogação dos prazos processuais da Comarca de Maringá cujos termos inicial e final tenham ocorrido em 25, 26 e 27 de abril de 2022.
As instabilidades no sistema começaram a ser noticiadas na manhã de 23 de abril, após fortes chuvas que atingiram a região na madrugada. Assim que tomou conhecimento da situação, a OAB Paraná oficiou à Corte, anexando ao pedido diversas reportagens que evidenciaram os danos causados pelo temporal, dentre eles, a interrupção no fornecimento de energia elétrica em diversas regiões do município, com previsão de estabilização em 27 de abril de 2022. O pleito foi endossado pelo Juiz Diretor Geral do Fórum de Maringá, José Cândido Sobrinho.
O Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJ-PR confirmou que houve interrupção significativa nas unidades Maringá Juizados com 12 horas e 7 minutos de interrupção e Maringá Varas Cíveis com 4 horas e 52 minutos de descontinuidade, ambas iniciando por volta das 3h30, em 23 de abril de 2022.
“Ainda que não se tenha constatado interrupção precisamente nos Fóruns da Comarca de Maringá/PR, é evidente que a falta de energia em vários locais da cidade impossibilita o devido acesso aos sistemas informatizados”, diz trecho do despacho. Confira a íntegra aqui.