Empossada a nova diretoria da OAB Rio Negro. Advogada Priscilla Karpinski estará à frente dos trabalhos da subseção

A nova diretoria da OAB Rio Negro tomou posse na última semana, em sessão solene realizada na sede da subseção. Estarão à frente  dos trabalhos a presidente Priscilla Sestrem Karpinski, o vice-presidente Carlos Eduardo Sprotte,  a secretário-geral Karina Goetz,  o secretário adjunto Igor Casagrande e o tesoureiro Andrey Exel Becker.

O evento contou com as presenças da presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, do vice-presidente Fermando Deneka, e da diretora da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR), Caroline Cavet. “A todos o agradecimento por estarem hoje nesta subseção instalada em 1993, em atendimento ao pleito da advocacia local, liderada pelo Doutor Milton José Paizani, que depois veio a ser prefeito de Rio Negro. Ernani Buchmann, escritor e advogado que radiografou os primórdios da advocacia no interior do Paraná em uma bela obra lançada no ano passado, nos conta que Paizani estava à época preocupado com o fato de que a ausência da subseção estivesse estimulando os pioneiros de Rio Negro a migrar para a subseção de Mafra. Era desejo dos paranaenses criar a subseção que congrega também a advocacia de Campo do Tenente, Mafra, Piên e Quitandinha e que trava com Mafra as melhores relações possíveis. Cidades-irmãs, Rio Negro e Mafra são a primeira dupla de cidades irmãs que brilham ao longo do Rio Negro”, disse Marilena  ao saudar os presentes.

Após um breve retrospecto da história da subseção e dos advogados que contribuíra para o seu crescimento, Marilena enalteceu a contribuição da nova presidente, que há dez anos atua no sistema OAB. “Priscilla Sestrem Karpinski começou como membro da Comissão de Assuntos Judiciários e Prerrogativas da subseção, em 2012. Foi secretária-geral, vice-presidente e agora conduz a diretoria na qualidade de presidente. Uma trajetória que merece aplausos. A presidente Priscilla traz consigo também o olhar de quem presidiu a Comissão da Advocacia Dativa justamente no triênio passado, o mais difícil da história recente, pois que o inimigo não podia ser combatido com nossa força e nossa fé na democracia, na liberdade e na justiça. Nossa margem de atuação ficou limitada, mas não permanecemos inertes. Lutamos e conseguimos manter a advocacia viva, sempre graças ao diálogo aberto com os tribunais”, prosseguiu.

“Conhecendo bem essa realidade, sei que a nova diretoria da OAB Rio Negro lutará para manter o que foi conquistado até aqui e trabalhará por outros projetos que beneficiem a advocacia rio-negrense, especialmente com o apoio aos advogados que ainda têm dificuldade para se inserir nesse mundo virtual que agora veio para ficar. O caminho para seguirmos cumprindo com excelência nossa missão nesse mundo disruptivo passa por esse apoio da OAB e também pelo empenho de cada advogado e de cada advogada em seguir o primeiro dos mandamentos de Direito elencados por Eduardo Couture: estudar, pois “o Direito se transforma constantemente. Se não seguires seus passos, será cada dia um pouco menos advogado”. Nesta quadra da humanidade, temos de estudar o direito e também estudar as novas ferramentas de aplicá-lo em prol dos nossos representados”, afirmou a presidente da seccional.

Conquistas

Priscilla  Karpinski  elencou algumas conquistas e mudanças que pôde acompanhar durante os dez anos de atuação voluntária na OAB. “O pagamento dos honorários dos Advogados Dativos tornou-se real, buscando-se ainda, valores mais condizentes; a proteção efetiva das Prerrogativas da Advocacia está acontecendo, participei de inúmeros atendimentos; o respeito e a valorização ao jovem advogado, que serão nossos diretores futuramente, está cada vez mais presente”, disse.

“Pretendemos fazer uma gestão aberta, próxima e participativa com os colegas advogados, colocamo-nos a disposição para qualquer queixa ou informação e precisamos dessa comunicação para atender seus anseios. Continuaremos, em busca daquilo que for necessário, para o acesso do cidadão à justiça e para o exercício de uma advocacia justa, ética e de qualidade. Tudo isso, explica o real sentido da minha profissão e porque a escolhi e, o motivo pelo qual decidi ser presidente de nossa Subseção”, afirmou.  Confira a íntegra do discurso abaixo.

Discurso de Posse - Presidente Priscilla Karpinski

Cumprimento as autoridades integrantes da mesa na pessoa da presidente da seção do paraná da Ordem dos Advogados do Brasil – Dra. Marilena Indira Vinter;

Cumprimento as demais autoridades aqui presentes, os colegas advogados e advogadas, Senhoras e senhores,

Incialmente gostaria de agradecer a DEUS, pela oportunidade de vida e por experiências como esta, que servirão de aprendizado para minha evolução.

Também agradeço a DEUS pelas pessoas destinadas ao meu convívio, que muito me ensinam e a mim servem de exemplo, para que eu possa construir minha pessoa e trajetória.

Pessoas estas que agradeço e ora declaro minha admiração, definindo-as em uma palavra, dentre tantas características, sentimentos e definições, que poderia utilizar para homenageá-las.

Espero que tais declarações sejam recebidas por estas pessoas como uma homenagem e reconhecimento da importância de cada uma em minha vida.

Meu Marido Marcos com quem compartilho 24 anos de vida e com certeza somente sou o que sou por sua causa.

Obrigada pelo auxílio desde a faculdade e pelo incentivo nos percalços da vida e da carreira e por estar ao meu lado nos momentos mais importantes da minha vida.

Obrigada pela família que me deu e, por ser meu parceiro e protetor durante todos esses anos, a palavra que escolhi para lhe definir é “BONDADE”.

Minhas filhas, que são a melhor parte de mim e se hoje sou uma pessoa feliz e realizada com certeza é porque tenho vocês.

Com vocês aprendi a valorizar o que realmente somos e a respeitar e amar as pessoas como elas são, tenho orgulho de suas personalidades fortes e originais.
Rafa cuja definição é “MORALIDADE”
Manu é o “CARINHO”
Obrigada meninas pela confiança e por me escolherem para ser sua mãe, amo vocês.

Agradeço as nossas colaboradoras, que sempre tão prestativas, me auxiliam diariamente e conseguem entender o que preciso, mesmo quando, nem eu consigo explicar....
Quitéria o que lhe define é “LEALDADE”
Karin cuja definição utilizo a palavra “COMPETÊNCIA”
Muito Obrigada!

E dentre as pessoas que compõem minha vida neste momento e, que são responsáveis por eu estar aqui hoje, não poderia deixar de agradecer:

A Dani, nossa atual presidente da Comissão da Mulher e Conselheira Estadual, quem há 10 anos me convidou para fazer parte da diretoria iniciando minha jornada no mundo OAB. Dani sua palavra é “DEDICAÇÃO”
Braulio, nosso ex-presidente, atual tesoureiro e Presidente da Comissão de Prerrogativas.... como defini-lo? já que o Braulio é o Braulio, aquele que chega e agita todos, .... entretanto sua lição para mim é a “JOVIALIDADE”
E não poderia deixar de agradecer a minha diretoria, que estão sempre presentes e prontos quando solicito auxílio.

Me sinto muito agradecida por nossa união e por sermos efetivamente um grupo democrático, não havendo prevalecimento de ninguém.

Onde todas as decisões são tomadas em conjunto.

Fico honrada por trabalhar com vocês, pessoas tão dedicadas e íntegras.

Karina nossa secretária, cuja definição não poderia ser outra, senão “FORÇA”.

Carlos, nosso Vice Presidente, o qual é a “SENSATEZ”.

Andrey nosso tesoureiro é o “AFETO”.

Igor nosso secretário adjunto, é a “JUVENTUDE”.

Muito obrigada pelo acolhimento e confiança de vocês.

Muitos me perguntam do motivo pelo qual trabalho voluntariamente para OAB, alguns me criticaram quando aceitei o encargo de presidente, sabendo da minha rotina atribulada e do fato de residir fora da sede da Comarca.

O que me proponho responder neste momento, quando informo que esse trabalho pra mim além de ser desafio é pura motivação.

Participar de algo tão importante, na busca de respeito aos direitos e deveres não só da nossa classe mas, também da sociedade, é aprendizado e melhoramento íntimo.

E principalmente participar da OAB pra mim, é satisfação, de tentar fazer a diferença na sociedade em busca do bem.

Entendo que nosso dever como advogados vai além do trabalho em um processo, dentro do escritório.

A importância da nossa profissão na sociedade é tamanha que somos responsáveis pela proteção dos direitos dos cidadãos...

Somos sua voz, um dos pilares da justiça e indispensáveis a sua administração...

Exercemos função social, combatemos a injustiça e zelamos pela democracia...

Precisamos resgatar a dignidade da nossa profissão, exercendo-a com ética e responsabilidade, preservando valores... e exigindo o respeito pois não somos meros “assinadores” de petições, de atas e boletins de ocorrência, não somos figurantes do processo, a fim de que apenas valide seus atos.

Não podemos ser tratados como figuras que causam obstáculo a finalização de um procedimento ou processo, que já se encontra previamente julgado ou com acordos já estabelecidos de forma que se cumpra somente metas e não efetivamente a justiça das partes.

Devemos ser respeitados, pela importância que temos por sermos interlocutores no processo da ordem jurídica, dos direitos humanos, da justiça social, da aplicação das leis e das garantias do cidadão.

Nossa atuação, diante das próprias transformações da sociedade, oferece ao juízo, novas e mais oportunas interpretações para obtenção da justiça atual.

Temos o papel de ajustar as normas, através de teses peticionárias, à realidade e necessidade da sociedade.

O que fazemos majestosamente, diante dos incansáveis estudos diários no atuar de nossa profissão.

Somo essenciais e participantes de forma ativa na construção de uma sociedade mais igualitária e livre.

Diante da nossa importância, devemos nos respeitar e exigir respeito, a fim de resgatar a dignidade da advocacia....

Por isso que trabalho voluntariamente à OAB, porque me sinto responsável em dar voz as pessoas que a mim recorrem, seja cidadão ou colega.

Justamente por ser integrante da advocacia do interior, sei pelo que passamos e pelo que devemos lutar.

Nesses 10 anos de OAB a realização pessoal de participar de várias conquistas e mudanças, são indescritíveis.
Tais como:

O pagamento dos honorários dos Advogados Dativos tornou-se real, buscando-se ainda, valores mais condizentes; a proteção efetiva das Prerrogativas da Advocacia está acontecendo, participei de inúmeros atendimentos; o respeito e a valorização ao jovem advogado, que serão nossos diretores futuramente, está cada vez mais presente.

Pretendemos fazer uma gestão aberta, próxima e participativa com os colegas advogados, colocamo-nos a disposição para qualquer queixa ou informação e precisamos dessa comunicação para atender seus anseios.
Continuaremos, em busca daquilo que for necessário, para o acesso do cidadão à justiça e para o exercício de uma advocacia justa, ética e de qualidade.

Tudo isso, explica o real sentido da minha profissão e porque a escolhi e, o motivo pelo qual decidi ser presidente de nossa Subseção, Obrigada.