A OAB Paraná registrou neste mês 8.668 sociedades de advogados. As sociedades femininas representam 33% deste total, somando 2.971 sociedades. O número é 60% maior que em 2019, quando havia 1.857 sociedades constituídas exclusivamente por advogadas.
“Ver os números comparativos de sociedades formadas exclusivamente por advogadas e outras por advogados, juntamente com os números de advogadas que são sócias e também responsáveis pela gestão dos escritórios, em comparação aos mesmos números dos advogados, apenas reforça para nós que a questão de gênero ainda é um tema que precisa mesmo da atenção da nossa querida OAB”, avaliam os advogados Maria Amelia Mastrorosa Vianna e Flávio Prado, respectivamente conselheira estadual e presidente da Comissão de Sociedades.
Os advogados ponderam, entretanto, que é um fato inegável que o papel das mulheres advogadas tem crescido enormemente ao longo dos últimos anos. As sócias administradoras, por exemplo, correspondem hoje a 35% dos 13.518 registros nesta categoria, um crescimento de 255% em relação a 2019.
“Uma das evidências disso, mas certamente não é a única, é a nossa primeira Presidente mulher da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná. A nossa nova gestão da OAB/PR, mantendo o caminho que já vinha sendo trilhado, mas aperfeiçoando-o intensamente, será ainda mais importante para que as mulheres advogadas possam ter, a curto prazo, o merecido papel de destaque que lhes é de direito”, destacam.