O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná inaugurou na manhã de sexta-feira (18/2) novos parlatórios na Casa de Custódia de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. A iniciativa teve início na gestão 2019-2021, coordenada pelo então Diretor de Prerrogativas, Alexandre Salomão. Com isso, os advogados não precisarão ingressar nas galerias prisionais quando forem atender e conversar com seus clientes. Também não precisarão passar pelo aparelho de inspeção corporal “bodyscan”, procedimento que já havia sido suspenso naquela unidade.
A medida atende as prerrogativas da advocacia e garante condições dignas para o exercício profissional. Para o vice-presidente da Comissão de Advocacia Criminal, Nilton Ribeiro de Souza, a implementação da sistemática dos parlatórios beneficia os advogados criminalistas. “É algo importante, pois valoriza as prerrogativas profissionais. A advocacia criminal se sente prestigiada pelo Depen”, disse Nilton Ribeiro.
Participaram da inauguração a presidente da Comissão da Advocacia Criminal, Nicole Trauczynski Muffone, o presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas Profissionais, Ygor Nasser Salah Salmen, e a advogada Karla Vicenzi. Pelo Depen, estiveram presentes o diretor Francisco Caricati; a corregedora Lúcia Beloni Corrêa Dias; o coordenador regional Jeferson Medeiros Walkiu; o diretor da Casa de Custódia de São José dos Pinhais, Samuel Moreira; o chefe de segurança da Casa de Custódia, Anderson Roberto da Silva e o vice-diretor da instituição, Carlos Blanco.