OAB Paraná vai ao TJ-PR requerer o retorno do trabalho presencial nos fóruns

A diretoria da OAB Paraná esteve em reunião nesta quarta-feira (9/2) com o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador José Laurindo de Souza Netto, para requerer o retorno do trabalho presencial nos fóruns. A presidente da Seccional, Marilena Winter, entregou ao presidente do TJ-PR um ofício reiterando o pedido pela reabertura integral das unidades do Poder Judiciário, considerando o atual estágio da pandemia, em que a maior parte da população já está vacinada.

A reabertura dos fóruns não é uma reinvindicação apenas do Paraná, mas de todos os estados da federação. O Colégio de Presidentes dos Conselho Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil, realizado em 2 de fevereiro, deliberou pelo encaminhamento de carta ao Conselho Nacional de Justiça no mesmo sentido.

Marilena Winter explicou que o funcionamento da Justiça em ambiente virtual trouxe facilidades e avanços, mas por outro lado grande parcela da população não conta com recursos tecnológicos para acompanhar o ambiente virtual. “A OAB Paraná está em todos os municípios e tem condições de fazer essa leitura sobre a eficácia das ferramentas tecnológicas”, disse Marilena.

O desembargador José Laurindo de Souza Netto mostrou-se sensível à demanda, destacando a importância do diálogo com a advocacia.

No ofício, a OAB Paraná lembra que o Decreto Judiciário n° 673/2021 estipulou a retomada das atividades presenciais a partir de 7 de janeiro de 2022, encerrando o período de vigência do teletrabalho extraordinário imposto pela pandemia da covid-19. Porém, decorrida essa data, ainda não houve a efetiva reabertura. Outros decretos prorrogaram a retomada das atividades presenciais, até o momento, para 28 de fevereiro.

Também participaram da reunião a secretária-geral adjunta Roberta Santiago, a diretora da Jovem Advocacia, Fernanda Valério, e o assessor da Presidência da OAB, Ricardo Miner Navarro.

Confira a íntegra do ofício