A Comissão da Advocacia Iniciante (CAI) da OAB Paraná está lançando a cartilha Precisamos Falar sobre o Suicídio. A iniciativa surgiu do Grupo de Trabalho sobre Saúde Mental da comissão. No conteúdo, são abordados a relação entre doenças psicológicas e suicídio, fatores exógenos, sintomas e medidas preventivas.
“A OAB também se preocupa com saúde e o bem-estar dos advogados e demais cidadãos, através da criação de grupos especializados no tema”, diz a cartilha. “Se você é advogado e está passando por problemas de saúde e psicológicos, procure apoio nos programas ofertados pela OAB/PR e entre em contato com a Comissão de Saúde, a Caixa dos Advogados e com os membros do Grupo de Trabalho sobre Saúde Mental, as portas sempre estão abertas para todos que buscam melhorar sua vida!”, conclui o guia.
A advogada Ana Paula Serratto, membro da CAI e coordenadora do grupo que elaborou a cartilha, ressalta a importância de a iniciativa perdurar durante o ano todo. “São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Por isso, não podemos falar sobre sua prevenção apenas em setembro, a preocupação com a saúde mental precisa ser uma atividade diária. Nosso objetivo com esta cartilha é trazer mais clareza sobre esse tema e mostrar a importância do acolhimento e do diálogo na prevenção do suicídio”, afirma.