O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promoverá a XVI Semana Nacional da Conciliação entre os dia 8 e 12 de novembro. Realizada anualmente desde 2006, a campanha envolve os Tribunais de Justiça, de Trabalho e os Tribunais Federais, que selecionam os processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas no conflito.
O CNJ destaca que a conciliação é uma solução permanente e está disponível ao longo de todo o ano. A campanha é apenas uma forma de enfatizar esse caminho. Para participar o advogado deve entrar em contato com os Núcleos ou Centros de Conciliação dos tribunais e sugerir a inclusão de eventual processo que entenda passível de conciliação, inclusive se estiver em fase de execução.
A Comissão de Solução Adequada de Conflitos (CSAC) do CNJ, presidida por Marcos Vinícius Jardim Rodrigues, ressalta ainda que conta com a participação de toda advocacia brasileira para intensificar a conciliação nessa semana dedicada ao tema.
Acesse aqui o link do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) do Tribunal de Justiça do Paraná.
Acesse aqui o Sistema de Conciliação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.