Magistrados federais visitam OAB antes da posse na seção judiciária do Paraná

O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira, fez na manhã de quarta-feira (7/7) uma visita de cortesia ao presidente Cássio Telles, na sede da OAB Paraná, acompanhado dos juízes federais José Antonio Savaris e Anne Karina Stipp Amador Costa, que à tarde tomaram posse nos cargos de diretor e vice-diretora do Foro da Seção Judiciária do Paraná (SJPR) para o biênio 2021-2023. Estiveram também presentes o desembargador federal Fernando Quadros da Silva, vice-presidente do TRF4, e o juiz federal Rodrigo Kravetz, que ontem encerrou seu mandato como diretor do foro. Valle Pereira ratificou a disponibilidade da Justiça Federal do Paraná para acolher os pleitos da advocacia e manter aberto o bom canal de diálogo interinstitucional.

À tarde, Telles representou a advocacia paranaense na solenidade de posse da nova diretoria do foro, organizada de forma semipresencial, com transmissão ao vivo pelo canal YouTube da Comunicação Social da JFPR. Dirigindo-se a Kravetz, o presidente da OAB Paraná agradeceu a parceria e o diálogo construtivo travado ao longo da gestão recém-encerrada. “Foi a gestão que enfrentou a pandemia, sempre com soluções construídas e muito espaço para a troca de ideias. Essa lealdade tem sido muito importante para superação das dificuldades”, agradeceu.

Ao fazer uso da palavra durante a solenidade de posse, Telles também destacou as qualidades de Savaris, mencionando também sua origem como juiz dedicado às causas previdenciárias, que afetam grande parte da população, especialmente os mais idosos e humildes. “Essa experiência com certeza contribuirá para a boa direção do foro, trazendo uma visão voltada para a importância do acesso à justiça. Também a vice-diretora, doutora Anne, traz uma vivência relevante pelos projetos desenvolvidos na área de conciliação, sempre em busca de soluções mais rápidas e eficientes para resolver os litígios”, afirmou o presidente da seccional da Ordem.

Reivindicações

O presidente da OAB Paraná aproveitou o ensejo para reivindicar que a Justiça, atualmente em ambiente virtual, pode continuar em atendimento remoto em algumas situações. “No entanto é indispensável que tenhamos a abertura dos fóruns. Precisamos que voltem a ocorrer audiências também nas unidades judiciárias e que as perícias, especialmente as de ações previdenciárias, retornem plenamente ao modo presencial. Sem isso as ações ficam paralisadas com grande impacto para os jurisdicionados”, ressaltou Telles.

Savaris, novo diretor do foro, agradeceu ao trabalho destemido realizado durante a pandemia da gestão que se encerra. “Recebemos um legado enorme dos colegas juízes e juízas federais, um patrimônio humano, material e moral que compõem a SJPR. Neste novo ciclo precisamos de coragem para enfrentar os próximos dias, para fazer uma observação que busque caminhos novos. Precisamos de coragem para dialogar e ouvir o que a sociedade tem a falar. É necessário um diálogo franco com todos os órgãos para melhorar a prestação jurisdicional”.

Conduzida pelo presidente do TRF4, a solenidade contou com a presença dos juízes empossados e dos desembargadores federais Fernando Quadros da Silva, Cândido Alfredo Silva Leal Junior, João Pedro Gebran Neto e, de forma virtual, com os ministros do Superior Tribunal de Justiça Joel Ilan Paciornik e Sérgio Kukina. As demais autoridades e convidados participaram de forma virtual, acompanhando a cerimônia pela plataforma Zoom. O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, usou a palavra para agradecer o trabalho da gestão que se encerrou e deu votos de felicitações àquela que tomou posse.

Perfis

José Antonio Savaris, natural de Curitiba, tem 53 anos. É membro da 3ª Turma Recursal do Paraná e tem doutorado pela USP. Foi membro da Turma Nacional de Uniformização (2009-2011), Coordenador Seccional dos Juizados Especiais Federais da 4ª Região (2007-2009) e Secretário-Geral do Conselho da Justiça Federal (CJF) (2016-2017). Também é presidente de Honra do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), professor de Direito Previdenciário da Escola da Magistratura Federal do Paraná (ESMAFE-PR) e membro da Academia Brasileira do Direito da Seguridade Social (ABDSS).

Anne Karina Stipp Amador Costa, natural de Apucarana, tem 50 anos. A magistrada é formada em Direito pela UFPR) e atua na 5ª Vara Federal de Curitiba. Foi Promotora de Justiça no Paraná entre os anos de 1994 e 1995 e Juíza no Estado do Paraná em 1995/1996. Anne Karina ingressou na Justiça Federal do Paraná em 1996, atuando desde então como Juíza Substituta em Curitiba e Titular em Foz do Iguaçu, Londrina, Ponta Grossa e Curitiba. Atualmente é também Coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon/PR).