Ancorada no tripé sustentabilidade, acessibilidade e mobilidade, a OAB Paraná mantém há quatro anos os jardinetes Erailto Thile e Ervin Ofner, localizados na Rua Cecília Meireles e na Rua Vitório Foggiato, respectivamente.
A adoção das áreas verdes foi fruto de um acordo com a Prefeitura Municipal de Curitiba fechado em 2017, numa demonstração de que entidades privadas também podem zelar pelo ecossistema. A iniciativa foi fomentada pela Comissão de Direito Ambiental da OAB Paraná.
Os espaços foram revitalizados pelos arquitetos Gilmar de Lima e Bettina Pansera, do Instituto Atmosfera 2, e entregues à comunidade em 2018, mais precisamente no dia 5 de junho — data em que se comemora o dia Mundial do Meio Ambiente.
Além de abrigar por um período a escultura “Homem Planta”, posteriormente instalada na sede da OAB Paraná com acesso visual da via pública, após atos de vandalismo contra a obra, os jardinetes ganharam um projeto paisagístico que priorizou plantas nativas e novos brinquedos para os parquinhos infantis.
Outra importante ação em prol do meio ambiente são as campanhas de coleta de materiais eletrônicos no estacionamento da sede da OAB Paraná. Promovidas pelas comissões do Pacto Global da ONU e de Direito Ambiental as ações costumam ser realizadas em parceria com a ONG londrinense E-letro. Além de evitar a poluição, alguns componentes eletrônicos podem ser reutilizados. A maior parte, porém, é separada e destinada à reciclagem. Somente 6% do que é coletado não se presta ao reaproveitamento.