A OAB Paraná lamenta profundamente o falecimento do advogado Adyr Sebastião Ferreira, 75 anos, ex-presidente da OAB Londrina. O passamento ocorreu neste domingo (4/7), em Curitiba, por uma parada cardíaca decorrente da covid-19. A seccional decretará luto oficial de três dias em memória de Ferreira.
Curitibano de nascimento, ele construiu sua vida profissional no Norte do Paraná, onde graduou-se em Direto pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), em 1969. Além do escritório que manteve na cidade dos anos 70 ao fim dos 90, foi procurador geral do município durante a gestão do prefeito Wilson Moreira (1983 a 1988), lecionou Direito Civil e Direito Romano na UEL por cerca de duas décadas e dedicou-se ao trabalho voluntário na subseção local da OAB, exercendo o cargo de presidente nas gestões 1995/1997 e 1998/2000.
Os colegas o consideravam um ícone da profissão pelas lutas às quais se dedicou, destacadamente em defesa das prerrogativas da advocacia, e por seu vasto conhecimento no campo da Filosofia e das Artes. A presidente da OAB Londrina, Vânia Queiroz, que foi sua aluna, conta que Ferreira era também exímio pianista. “Ele me ensinou as primeiras e inesquecíveis lições de Direito Civil”, afirma.
O presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, recebeu consternado a notícia da partida. “Foi um extraordinário colega, um paradigma de ética, coleguismo e competência intelectual. Adyr Sebastião Ferreira foi um homem de Ordem, que liderou a advocacia no Norte do Paraná como presidente da OAB Londrina por duas gestões. A advocacia perde um de seus grandes nomes. Lamentamos muito e nos solidarizamos com a família”, diz Telles.