O presidente da OAB Paraná Cássio Telles ouviu as demandas da advocacia de Piraquara, que faz parte da subseção de São José dos Pinhais, na caravana OAB Paraná Total nesta quarta-feira (28). Também estiveram presentes a presidente da subseção de São José dos Pinhais, Adriana Szabelski, a secretária-geral, Cristhiane Kulibaba Ishi e o diretor do Foro Piraquara, Rafael Velloso Stankevecz.
A principal reivindicação foi em relação às instalações do fórum, que estão bastante defasadas, inclusive com parte das varas funcionando em prédio alugado. A advocacia da cidade solicita a construção de um novo prédio. Os advogados também falaram sobre a necessidade de mais servidores no primeiro grau para atender às demandas do Judiciário local.
Outra situação citada é que a vara cível tem um grande volume de ações de execução fiscal e de usucapião, especialmente relacionadas às ocupações no bairro Guarituba. O grupo de bateu a possibilidade de realizar um mutirão fundiário e habitacional para diminuir a sobrecarga de ações na vara nesse sentido.
Os advogados manifestaram preocupações em relação à atual conjuntura e o consequente represamento dos mandados dos oficiais de Justiça em decorrência da pandemia. Mas o juiz responsável pelo foro afirmou que esses servidores estão cumprindo os mandados dentro das possibilidades.