O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) iniciou nesta terça-feira (16) a troca da modalidade da contagem de prazos, de prorrogação para suspensão, conforme previsto no Decreto Judiciário nº 151/2021. A alteração poderá causar instabilidade e lentidão no Projudi nos próximos dias, uma vez que a medida demandará o recálculo de cerca de 1 milhão de prazos ativos no sistema.
De acordo com o Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) da corte, o cálculo demandará grande esforço de processamento, e será realizado em lotes. Os processos poderão aparecer na Mesa do Advogado com o prazo antigo, caso a prorrogação ainda não tenha sido processada, ou recalculado na modalidade prorrogação, até que cada processo tenha passado pelo recálculo da suspensão.
O DTIC esclarece que será possível, entretanto, visualizar o prazo correto ao solicitar o detalhe do processo individualmente, após o cadastro das suspensões. A ação força a execução da rotina de cálculo de prazo, para o processo específico.