Com a volta às aulas e a retomada gradual da rotina em tempos de pandemia, os debates sobre a adaptação das cidades volta à baila. Em outubro o tema mobilizou a Comissão de Direito à Cidade da OAB Paraná a organizar o debate “Cidades pós-Covid 19 e as Smart Cities: crise e oportunidade”, que reuniu especialistas de diversas áreas e um diálogo sobre as soluções concretas para os desafios do momento. O evento foi um dos dez mais visualizados do Circuito Urbano do Programa da ONU-Habitat (Brasil e África), o que dá a medida do interesse pelo tema.
Nas discussões, o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, a vice-presidente Marilena Winter e a presidente da Comissão de Direito à Cidade, Cintia Estefânia Fernandes, referendaram o compromisso da OAB com os Objetivos Desenvolvimento Sustentáveis (ODSs) da ONU e frisaram a necessidade de um amplo debate sobre os contextos que envolvem o Direito das Cidades.
“Estamos sempre estudando o Estatuto das Cidades e buscamos implementar tudo que ele preconiza, o bem estar social e a felicidade de todos. A mobilidade era uma de nossas principais preocupações e hoje vemos que não precisamos nos deslocar fisicamente para executar tudo o que fazíamos. Hoje a universalização do acesso da população à comunicação virtual é essencial”, frisou Cássio Telles na abertura do evento.