A OAB Paraná promoveu nesta terça-feira (9/2) dois compromissos coletivos de novos advogados. Presidida pela vice-presidente da seccional, Marilena Winter, a cerimônia matinal contou também com as presenças da secretária-geral adjunta Christhyanne Regina Bortolotto; do presidente da Comissão da Advocacia Iniciante (CAI), Wagner Maurício; do presidente da OAB Santo Antônio da Platina, Ailson José Levatti e da presidente da OAB Jacarezinho, Dirceu Rosa Júnior.
Tomaram parte da primeira solenidade do dia 49 compromissandos. Caroline Ferreira Batista de Souza, de Santo Antônio da Platina, fez a leitura do juramento, sendo seguida pelos demais. Caroline também foi uma das oradoras a falar em nome do grupo. “Que saibamos exercer o direito em prol da coletividade”, declarou ela. Emerson Biagini, de Jacarezinho, também fez sua oração desejando que os novos advogados ajudem a promover a justiça no país.
O presidente da CAI apresentou brevemente a comissão. Em seguida, Rosa Júnior saudou os novos colegas destacando a importância “da defesa dos direitos humanos e da justiça social”. Levatti, por sua vez, ressaltou a necessidade de “estudo constante, pois o direito é muito dinâmico”.
“Socorram-se dos colegas mais experientes. A OAB é uma estrutura que existe para isso. O que mais desejamos é criar entre nós uma cultura ética, de defesa de prerrogativas. Enquanto isso não ocorrer, exerceremos sim o poder fiscalizatório. É importante ter, portanto, desde o início da profissão algumas regras, dentre as quais a celebração de contrato e a prestação precisa de contas aos clientes”, aconselhou Marilena Winter.
Na segunda solenidade do dia, os novos advogados foram recebidos pela vice-presidente da seccional, Marilena Winter, pela vice-presidente da Comissão da Advocacia Iniciante (CAI), Aieda Muhieddine, e pelos presidentes das subseções de Cornélio Procópio e Palmas, Luis Enrique Servilha e Eduardo Tobera Filho.
Após a leitura do juramento pela advogada Rosangela Silva, o advogado Wolney Toigo fez a saudação em nome dos demais compromissandos, frisando o compromisso com a defesa da democracia e do estado democrático de direito, dos direitos humanos e da justiça social. “Creio que todos nós devemos nos colocar como aprendizes do direito, da busca incessante da verdade e da justiça”, disse.
No mesmo sentido, a advogada Letícia de Oliveira enalteceu a importância de advogar de forma leal, com equidade e justiça. “Acredito que todas as situações nos trazem aprendizados e com este momento conturbado não foi diferente. Aprendemos a ser pessoas e profissionais um pouco mais empáticos e responsáveis por toda e qualquer ação”, afirmou.
Representando a CAI, Aieda Muhieddine convidou os colegas para conhecer os trabalhos da comissão e participar da OAB. “Quando saímos da faculdade temos muitas dúvidas. A CAI tem esse papel de auxiliar os advogados em temas diversos. Contem conosco”, disse.
A saudação em nome da OAB coube aos presidentes das subseções de Cornélio Procópio e Palmas. “Hoje inaugura-se um novo ciclo nessa caminhada, no qual rogo que todos tenham muito sucesso. A OAB, junto com o MP e o Judiciário, simboliza o povo, o Estado e a lei. Não podemos falar em justiça deixando de lado um advogado”, disse Luis Enrique Servilha.
“Nós cuidamos da saúde, do patrimônio, da liberdade de nossos clientes, a nossa profissão não será um mar de rosas, vamos encontrar abuso de autoridade e outras dificuldades. o nosso escudo protetor sempre será a OAB. Sempre que passarem por qualquer situação, seja no aviltamento de honorários, no desrespeito às prerrogativas”, frisou Tobera Filho.