Novos advogados firmam compromisso em solenidades desta quinta-feira

A OAB Paraná realizou nesta quinta-feira (4) mais duas solenidades de compromisso coletivo  para novos advogados em formato virtual. A cerimônia matinal foi conduzida pela vice-presidente da seccional, Marilena Winter com a participação da secretária-geral adjunta da OAB Paraná, Christhyanne Regina Bortolotto; da presidente da OAB Irati, Sonia Gerchevski, e o presidente da OAB Rio Negro, Bráulio Moreira.

Depois da execução da primeira parte do Hino Nacional Brasileiro, Renan Carlos Pereira procedeu a leitura do juramento, sendo sucedido pelos outros 38 compromissandos. Ao fim, a vice-presidente pediu uma salva de palmas em sinal das boas-vindas dos novos advogados à OAB Paraná. Em seguida, a secretária-geral adjunta nominou um a um os novos profissionais. As advogadas Angela Maria Rosso e Gabriele Garbelotti Rispoli de Oliveira e os advogados Renan Albuquerque Ramos e Stephen Wu falaram em nome do grupo, manifestando votos de uma caminhada produtiva na promoção do direito e da justiça.

Missão

Os novos advogados foram saudados por Sonia Gerchevski e Bráulio Moreira. Eles lembraram aos novos colegas que agora começa o desafio de exercer a advocacia neste momento um tanto tempestuoso, mas que enfrentar desafios não é novidade na vida dos advogados e das advogadas. “Trabalhamos na adversidade. Pacificar, resolver e definir conflitos é a nossa missão”, lembrou a presidente da subseção de Irati.

Marilena Winter falou brevemente sobre os serviços da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR) e sobre a estrutura da seccional, destacando a importância de que cada profissional zele pelo respeito às prerrogativas da advocacia. Também deixou uma mensagem ao grupo: “Não existe profissão mais bonita que a advocacia. Ela nos permite ser instrumento de justiça, falar em nome de quem não tem voz. Podem se orgulhar do título de advogado e da instituição que os representa. Sejam muito bem-vindos!”, declarou.

OAB 106.000

A segunda solenidade do dia, também conduzida pela vice-presidente Marilena Winter, contou com a participação da secretária-geral adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná, Silvana Niemczewski, que apresentou os novos advogados, fazendo a leitura de seus nomes e números de inscrição. Na solenidade desta tarde foi entregue a OAB nº 106.000 à advogada Gilcélia de Rezende Erthal, que é enfermeira e cursou sua segunda graduação em Direito.

No início da cerimônia, 40 compromissandos da capital e de várias regiões do estado fizeram o juramento, acompanhando a oradora Débora Nayane de Carvalho. O novos profissionais foram saudados pelos presidentes das subseções de Arapongas, José Vítor Al Majida de Almeida Júnior, e de Cianorte, André Brianese Porto.

“Ser advogado tem inúmeras nuances. É trabalhar muito, a qualquer hora. Mas é um trabalho honroso que deve ser feito com muita dedicação e honestidade. Ser advogado é ser perseverante, é viver a luta dos direitos do seu cliente, mas sem descurar da ética. É ser humilde, ter coragem”, descreveu o presidente de Cianorte. André Brianese chamou os jovens advogados e advogadas para integrar a “família OAB”. “Aqui encontrão pessoas preparadas para recebê-los e auxiliá-los no início dessa jornada”, afirmou.

Ética

José Vitor Al Majida aconselhou os novos advogados a nunca confundir uma briga por justiça com uma briga pessoal. “O advogado é o porta-voz do cliente. Se um dia entrarem em conflito, optem pela ética e pela moral”, disse. Al Majida também incentivou os novos profissionais a desenhar desde já uma estratégia para saber onde querem chegar. “As pessoas não fracassam porque querem fracassar, mas por não planejar”, enfatizou o presidente da subseção de Arapongas.

Marilena Winter encerrou a segunda solenidade reforçando as boas-vindas a todos em nome da diretoria da seccional. “Estamos sempre de portas abertas para ouvi-los e recebê-los. Nosso papel é trabalhar diuturnamente, de forma voluntária, para que vocês possam exercer a advocacia em sua plenitude.”