O conceito de cuidados paliativos ainda é pouco compreendido pela sociedade e, às vezes, também por parte dos profissionais de saúde, gerando a falta de atendimento adequado a pacientes com diagnósticos de doenças ameaçadoras da vida. Para discutir o conceito e a aplicabilidade do tema, a OAB Londrina, por meio da comissão de Bioética e Biodireito, realiza o I Ciclo de Palestras Bioética e Cuidados Paliativos nos dias 13 e 14 de outubro. Serão realizadas oito palestras, sempre a partir das 19h, com transmissão pelo YouTube, no canal da ESA da OAB Paraná.
A coordenadora da comissão, Franciane Campos, explica que o objetivo maior do evento é trazer conhecimento e desfazer equívocos. “O conceito de cuidados paliativos não está atrelado à morte e sim à qualidade de vida de pacientes e familiares que receberam diagnóstico de doenças graves. Cuidados paliativos são um direito humano, não um favor”, observa. “Uma pessoa nem sempre será curada, mas sempre poderá ser cuidada”, acrescenta.
Franciane alerta que muitas vezes os profissionais se sentem receosos com os limites da prática de cuidados paliativos, temendo que suas decisões possam ser vistas como omissão. Mas, diz ela, os profissionais de saúde devem se atentar para o outro extremo: o da distanásia, que é o prolongamento forçado da vida biológica por meio de medidas terapêuticas inúteis e desnecessárias, que causam sofrimento ao paciente, além de configurarem infração ética e até crime.
Haverá emissão de certificado mediante inscrição e preenchimento de lista de presença localizada na descrição do vídeo de transmissão no Canal do Youtube. Confira a programação (quadro abaixo) e faça sua inscrição pelo link: https://forms.gle/bAiYE8xYJp9j4G8w7