A quinta edição dos Grupos Permanentes de Discussão da Comissão de Inovação e Gestão (GPD-CIG) da OAB/PR foi lançada nesta segunda-feira (5/10), em reunião online, e deve começar suas atividades envolvendo 268 advogados do Paraná. “É uma ação colaborativa que une os advogados paranaenses interessados em aprofundar conhecimentos em diversas áreas que a tecnologia vem impactando no Direito e repercutindo na vida das pessoas”, afirma o presidente da CIG, Rhodrigo Deda. “Nosso propósito é que os advogados do estado sejam referência no Brasil e no mundo nas mais diversas áreas do direito digital”.
Inspirados em ações semelhantes que eram realizadas na Comissão de Advogados Iniciantes, os Grupos Permanentes de Discussão da CIG foram criados em 2018 com o objetivo de acelerar a construção de conhecimentos jurídicos em Direito, Tecnologia e Inovação. Mais de 200 advogados já passaram pelos grupos nesse período. Nesta nova edição, a coordenação-geral está a cargo de Dayana Uhdre e de Kael Moro, que contam com a colaboração de outros 14 advogados (veja quadro).
O projeto também conta com o apoio da Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB Paraná, sob a coordenação-geral da advogada Adriana D’Ávila, que tem permitido a publicação dos artigos jurídicos produzidos pelos participantes dos grupos.
Até o momento já foram publicados artigos nos nas edições de dezembro de 2018 e de maio de 2019 da Revista Jurídica da ESA, além do primeiro volume do e-book Direito e Inovação. Nesse momento, estão em fase de finalização mais três livros digitais com artigos produzidos nas edições anteriores.
“É um projeto que conseguiu atender ao seu propósito, graças ao resultado do trabalho conjunto de diversos membros da Comissão, da OAB/PR, da ESA/PR e de convidados, que sempre se dedicam com esmero para entregar o melhor possível para todos que dele participam”, explica Rafael Aggens, vice-presidente da CIG.
Composição
Confira quais são os sete grupos permanentes de discussão da CIG
COORDENAÇÃO-GERAL Dayana Uhdre e Kael Moro GRUPOS PERMANENTES 1: Jurimetria - 20 ouvintes e 16 pesquisadores - Coordenação: Aline Macohin e Joelson Ribas Osti 2: Regulação e Desregulamentação de Startups - 18 ouvintes e 13 pesquisadores - Coordenação: Helaine Galerani e Julio Herman 3: eSports, Games e o Direito - 15 ouvintes e 13 pesquisadores - Corrdenação: Ana Lúcia Barella e Guilherme Oshima 4: Impactos dos avanços tecnológicos no Direito Penal Econômico - 10 ouvintes e 13 pesquisadores - Coordenação: Maryam Kadri e Vitor Pacheco 5: Privacidade e Proteção de Dados Pessoais - 37 ouvintes e 45 pesquisadores - Coordenação: Dâmares Ferreira e Dânton Zanetti 6: CBDC (Central Bank Digital Currencies) - Moedas Digitais dos Bancos Centrais - 20 ouvintes e 9 pesquisadores - Coordenação: Dayana Uhdre e André Guskow Cardoso 7: Fintech e Regulação - 18 ouvintes e 7 pesquisadores - Coordenação: Adriana Gluck Camargo e Rodolfo Faria