Comissão da OAB apoia a campanha “Garantindo a Qualidade de Vida da Pessoa com Deficiência” da FEPE

A Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB Paraná apoia a campanha “Garantindo a Qualidade de Vida da Pessoa com Deficiência” da FEPE – Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional. A iniciativa tem por objetivo divulgar os serviços prestados e incentivar pessoas físicas e jurídicas a contribuírem para garantir o atendimento oferecido para 320 pessoas com deficiência intelectual e múltipla deficiência por meio da destinação de parte do seu imposto de renda. Mais informações em www.doefepe.org.br 

Sobre a FEPE:

A FEPE – Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 1959, cuja missão é promover a saúde preventiva da gestante e do recém-nascido e melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, com ações nas áreas de assistência social, saúde e educação.

A FEPE promove atendimento socioassistencial, clínico e pedagógico, gratuitos, para aproximadamente 300 crianças, adolescentes, jovens e adultos com Deficiência Intelectual e Múltipla Deficiência, de 04 a 40 anos.

É o único Serviço de Referência em Triagem Neonatal credenciado ao Ministério da Saúde para execução do Programa Nacional de Triagem Neonatal no Paraná, popularmente conhecido como Teste do Pezinho. O programa beneficia mensalmente cerca de 15 mil recém-nascidos paranaenses por meio do diagnóstico precoce para seis doenças que podem causar deficiências mas que, se tratadas desde os primeiros dias de vida, permitem à criança um desenvolvimento normal.

Realiza, ainda, o Teste da Mãezinha para gestantes de mais de 300 municípios em todo o Estado. O exame permite diagnosticar a Doença Falciforme e oferecer orientação e monitoramento dos casos positivos, evitando ou amenizando diversas complicações para a mãe e para o bebê.